quarta-feira, dezembro 05, 2012

Galp anuncia novas descobertas de gás em Moçambique

A portuguesa Galp Energia anunciou esta quarta-feira novas descobertas de gás natural no alto mar de Moçambique, no complexo de Mamba, onde integra com 10% um consórcio liderado pela italiana Eni.

Em comunicado, a empresa liderada por Manuel Ferreira de Oliveira refere que estas novas descobertas "aumentam os recursos da Área 4 em pelo menos 6 biliões de pés cúbicos (tcf) de gás no jazigo, confirmando um volume mínimo de 68 tcf de gás no jazigo já descoberto".
O poço Mamba South 2 "foi perfurado em lâmina de água de 1.918 metros tendo atingido uma profundidade total de 4.300 metros", estando localizado a 50 quilómetros da costa de Cabo Delgado e a cerca de 9 quilómetros da descoberta Mamba South 1", refere a Galp.
O comunicado refere que "o poço encontrou 60 metros de reservatório de gás natural em reservatórios oligocénicos de elevada qualidade" e que esta descoberta "provou a existência de comunicação hidráulica com o mesmo reservatório do Mamba South 1".
Já o poço Coral 2 "foi perfurado em lâmina de água de 1.950 metros tendo atingido uma profundidade total de 4.725 metros" a 15 quilómetros noroeste da descoberta Coral 1 e a 50 quilómetros da costa de Cabo Delgado.
Esta descoberta "provou a existência de comunicação hidráulica com o mesmo reservatório do Coral 1" e, segundo a empresa, "está a ser planeado um teste de produção na descoberta de Coral 2".
A Galp adiantou ainda que o plano de trabalhos inclui, pelo menos, "a perfuração de dois novos poços de avaliação, o Coral 3 e o Mamba South 3, com o objetivo de avaliar o potencial total das descobertas do complexo Mamba", sendo que "o sucesso das últimas descobertas reforça o potencial da Área 4, para a qual o consórcio está a estudar os planos de desenvolvimento desta relevante base de recursos".
Fonte: (RM/Lusa) - 06.12.2012

1 comentário:

Anónimo disse...

XIIIIIIIPa, fogo mascacos me mordam se isto nao e mesmo legal.Somos os cheiques negos. Puxa.