sábado, dezembro 08, 2012

África do Sul: Incerteza no futuro político do ANC

Uma sondagem de opinião pública, conduzida em Novembro último na Africa do Sul, indica que mais de metade de sul-africanos e apoiantes do Congresso Nacional Africano (ANC) acreditam como sendo incerto o futuro político do partido no poder, devido a questões de liderança.

O inquérito, publicado esta sexta-feira, mostra que 53 por cento de adultos sul-africanos e 52 por cento de apoiantes do ANC disseram como sendo incerto o futuro do partido, por causa de problemas de liderança.
O jornal Sunday Times, editado em Joanesburgo, escreve que dois sul-africanos, num universo de 10, não concordam com as conclusões do estudo, lançado em Novembro deste ano pela companhia de investigação sul-africana Ipsos.
Reivindicou que apenas 39 por cento de sul-africanos afirmaram que o país estava "num bom caminho".
A proporção dos que disseram que o país não estava numa boa direcção é de 42 por cento, contra 33 por cento em Maio deste ano.
Os 3.563 sul-africanos inquiridos também foram instados a avaliar o desempenho do Presidente, Jacob Zuma, e do seu vice-Presidente, Kgalema Motlanthe, ambos candidatos à liderança do ANC.
O estudo constatou que 55 por cento deram uma nota positiva a Zuma, enquanto Motlanthe reuniu 59 por cento, enquanto 68 por cento de apoiantes do ANC acreditam que o Presidente está a fazer um bom trabalho.
Relativamente a Mothlanthe, 73 por cento dos entrevistados aplaudiram favoravelmente ao desempenho do vice-Presidente. Outros 43 por cento expressaram-se negativamente contra o desempenho de Zuma.
A sondagem concluiu que 30 por cento dos apoiantes do ANC acreditam que o Presidente Zuma não estava a fazer um bom trabalho, enquanto 21 por cento deram uma nota negativa a Motlanthe.
A Ipsos revelou que os inquiridos, incluindo apoiantes do ANC, expressaram a sua apreciação com relação ao desempenho de Motlanthe como vice-Presidente.

Fonte: Rádio Mocambique - 08.12.2012

Sem comentários: