segunda-feira, dezembro 17, 2012

AVIÃO DA LAM FAZ ATERRAGEM DE EMERGÊNCIA

Maputo, 17 Dez (AIM) – Uma aeronave da empresa pública Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) foi forçada a fazer uma aterragem de emergência no domingo, no Aeroporto Internacional da Beira, capital da província central de Sofala, minutos após uma descolagem, mas sem provocar ferimentos entre os passageiros ou danos materiais no aparelho.


Trata-se de uma aeronave do tipo “Bombardier Q400” que partiu cerca das 16 horas – com três horas de atraso - do Aeródromo de Chimoio com destino a Maputo.

Apos a sua descolagem verificou-se que o aparelho continuava com o trem de aterragem aberto, contrariando as normas de segurança da aviação.

Assim, o avião - com capacidade para transportar cerca de 70 passageiros - foi obrigado a fazer uma aterragem de emergência no Aeroporto Internacional da Beira, que dista cerca 25 minutos de Chimoio, para efeitos de manutenção, mas o piloto garantiu que “não há problemas de segurança”

Antes de iniciar a descida para o Aeroporto Internacional da Beira, o piloto foi obrigado a “queimar tempo” no ar, como forma de diminuir a quantidade de combustível existente no aparelho. A aeronave havia abastecido uma quantidade suficiente para fazer o trajecto Chimoio-Maputo, de cerca de 1.30 horas.

No Aeroporto da Beira e depois do desembarque dos passageiros a equipa técnica local observou a aeronave tendo concluído que os passageiros não iriam prosseguir a viagem naquele aparelho.

Horas mais tarde – depois da aeronave avariada ter partido da Beira com destino a Maputo, apenas com os membros da tripulação a bordo - os passageiros foram informados que prosseguiriam a sua viagem as 21.40, numa outra aeronave proveniente de Maputo. Depois de um ligeiro atraso, o mesmo voo só viria a partir da Beira cerca das 22.20 horas.

Fonte: (AIM) - 17.12.2012

Sem comentários: