segunda-feira, julho 14, 2014

Apenas 8 partidos apresentaram candidaturas para deputados

quando faltam 5 dias    para o fim do processo

A Comissão Nacional de Eleições, anunciou esta manhã em conferência de imprensa, que até ao momento, somente 8 dos 34 partidos, coligações de partidos e grupos de cidadãos inscritos já apresentaram as suas candidaturas. Os partidos que já apresentaram a sua candidatura são (MDM, PUR, MONARUMO, PASDI, MPD, PVM, PARENA, PPPM e PUMILDE). 

O porta-voz da CNE, Paulo Cuinica, recordou que este processo termina à 21 de Julho e apelou aos concorrentes para que se dirijam a Comissão Nacional de Eleições para submeter as suas candidaturas, dentro do prazo legal, de modo a evitar constrangimentos para todas as partes interessadas.


Cuinica afirmou que não há espaço para a prorrogação do período de apresentação de candidaturas porque isto implicaria a alteração das etapas subsequentes do calendário eleitoral.

Segundo Cuinica, o grande constrangimento da demora na apresentação das candidaturas dos partidos poderá estar do lado dos próprios partidos políticos quando o suprimento de alguma insuficiência obrigar a tratar o documento no distrito, em apenas 5 dias, sempre que notificados, se este prazo coincidir depois do dia 21 de Julho, poderá implicar a rejeição da candidatura.

Segundo deu a conhecer a Chefe do Gabinete de Comunicação e Imagem da CNE, Jacinta Bahule, a Renamo vai entregar amanha  à CNE os processos dos seus candidatos as eleições legislativas e das assembleias provinciais pelas 13 horas.

Quanto aos candidatos para as eleições presidenciais, cuja candidatura 
está a ser feita no Conselho Constitucional, até ao momento foram submetidas 6 candidaturas, nomeadamente: Filipe Nhussy (FRELIMO), Daviz Simango (MDM), Afonso Dlhakama (RENAMO), Yacub Sibindy (PIMO), João Massango (PEC-MT) e o Cornélio Quivela (PAHUMO).

Fonte: Boletim sobre o processo político em Moçambique Número EN 28 - 14 de Julho de 2014

5 comentários:

Anónimo disse...

Parabens meu presidente e presidente de moz! Simango.

Anónimo disse...

Esta mesmo de parabens o presidente daviz simango o povo esta contigo.

Anónimo disse...

Parabens todos os presidentes e partidos politicos por terem se candidatado, este e k e o caminho certo para se atingir o poder.
Agora falta cada um apresentar o seu projecto de governacao, atraves do kual vao conkistar o eleitorado. Atencao; ai de kem falar mal dos outros candidatos e partidos, ao inves de dizer o k pensa fazer de mocambike e o seu povo, ganto k esse n tera o nosso voto.

Anónimo disse...

Meu voto vai para simango

Anónimo disse...

Boa sorte para o meu preferido Simango