quinta-feira, julho 17, 2014

MINED promete averiguar vídeo em que aluno é molestado pela professora

O Ministério da Educação (MINED) prometeu ontem averiguar o vídeo que circula nas redes sociais em que um aluno, identificado no episódio por “Gachito”, é molestado psicologicamente pela sua professora.

No vídeo, que está a correr nas redes sociais como Whatsapp e Facebook, e que supõe-se tenha sido produzido e postado pela própria professora, a criança, que frequenta a 1ª ou 2ª classe, procura justificar-se à professora sobre as razões que a terão levada a não fazer os trabalhos de casa (TPC).


A professora vai se divertindo com as explicações titubeantes de “Gachito” filmando a cena enquanto convida os colegas deste menino para saírem intervalo. Ainda no vídeo a professora vai dizendo que o menino está de castigo, daí que não poderá estar entre os colegas na hora do lanche.

Embaraçado com a situação que a professora vai criando, numa violenta pressão para arrancar do menino explicações inauditas, a professora aparece a dar gargalhada se divertindo com os argumentos enquanto insiste para que o petiz continue a falar.

Assustado e denunciando estar envergonhado perante a insistência da professora, que continua rindo, “Gachito” tenta justificar-se que não fez o TPC por falta de lápis ou alegando que o mesmo se quebrou, entre outras razões.

De imediato o vídeo provocou indignação dos cibernautas, com a maioria a condenar a atitude da professora, exigindo igualmente a sua responsabilização disciplinar e criminal.

Respondendo a uma questão do nosso Jornal Notícias, Eurico Banze, porta-voz do MINED, disse ontem que a instituição não tem informação sobre a circulação do vídeo, pelo que nem conhece as motivações da professora, muito menos o estabelecimento de ensino em que os factos ocorreram.

Entretanto, garantiu que “vamos averiguar e tomar as medidas necessárias”, embora tenha acrescentado que uma denúncia dos pais ou cidadãos próximos do menino ajudariam a identificar rapidamente a escola e chegar-se à professora. 


Fonte: Folha de Maputo - 17.07.2014

2 comentários:

Anónimo disse...

IIIhhhhh... Vocês exageram!
Sinceramente, tudo isso? Há tempo para fazer estatística de Cibernautas indignados? Porque não fazer estatística de "Gachitos" que não fazem TPC e evitar tal cenário?
BEM BEM, PAI DO GACHITO DEVE SE PREOCUPAR EM LANÇAR O MIÚDO PARA O MUNDO DA PUBLICIDADE! ... O MIÚDO TEM POTENCIAL!

Anónimo disse...

IIIhhhhh... Voces exageram!
Sinceramente, tudo isso? Ha tempo para fazer estatística de Cibernautas indignados? Porque não fazer estatística de "Gachitos" que não fazem TPC e evitar tal cenário!
BEM BEM PAI DO GACHITO DEVE SE PREOCUPAR EM LANÇAR O MIÚDO PARA O MUNDO DA PUBLICIDADE!