terça-feira, julho 29, 2014

Menor de 12 anos decepado seus órgãos genitais em Milange

Um menor de 12 anos de idade, de nome Ernesto João Matica, natural e residente do recém criado distrito de Mulumbo, cerca de 100 km da vila de Milange, viu seus órgãos genitais serem extraídos por três indivíduos sendo dois detidos e um baleado mortalmente quando tentava escapulir-se da Polícia da República de Moçambique naquela região.
O caso aconteceu neste final de semana naquele ponto da província, quando este individuo empunhando uma faca sem dom e nem piedade, extraiu órgãos genitais desta criança que frequenta a 5a classe numa das escolas daquele distrito. Conforme explicou a vítima, os praticantes deste crime terão lhe chamado ao rio, sobretudo o senhor Manuel Salvador residente naquela vila, a mando do seu pai para indicar um local onde se vende bebidas alcoólicas. Ernesto(vítima), contou ainda que enquanto ia com o senhor Salvador, este o agarrou os braços e depois deixou cair a menor. Minutos depois, lembra a vítima que viu uma faca nas mãos do agressor e dai cortou-lhe os órgãos genitais e desapareceu. A vítima desmaiou no local e o agressor. Já ferido, o menino Ernesto chegou a casa já escuro e foi conduzido pelos país ao Hospital local para receber os primeiros socorros.
Médicos falam de amputação traumática
O Menino Ernesto João Matica ficou sem os seus órgãos genitais, quanto criança. Depois deste crime, foi conduzido ao Hospital local afim de receber cuidados médicos. Em contacto com o Diário da Zambézia, o médico cirurgião no Hospital Distrital de Milange, Abdul Alberto explicou que o menor teve amputação traumática e o seu órgão sexual foi totalmente removido. 
O cirurgião disse ainda que quando recebeu o caso, foi feita uma limpeza e dai também os médicos fizeram uma canalização da ureta. Neste momento, o menino está estável, mas que nunca mais terá o seu sexo como homem. Esta acção conforme aquele médico não deve ter sido feita por uma única pessoa, olhando pela violência em que o menino passou. Quando questionado se era o primeiro caso naquele hospital, a fonte disse é o primeiro para este ano em curso, mas foi mais longe ao afirmar que no ano passado, um menino também foi vítima tendo perdido a vida no local do crime.
PRM diz ter baleado um fugitivo
O Comandante da Polícia da República de Moçambique em Milange, Fernando António, disse que dos três envolvidos neste caso, um deles foi baleado quando tentava escapulir-se das mãos das autoridades. Os restantes dois, nomeadamente Santos Golete que é comerciante em Mulumbo e Manuel Salvador encontra-se detidos enquanto o seu expediente é tramitado para o ministério público afim de responderem pelos seus actos.
Entretanto, os casos de trafico de órgãos humanos já estão a ganhar terreno na Zambézia. Há dois anos atrás, o pequeno Rubén, ficou sem seus órgãos genitais e a vista em Morrumbala. Recentemente, dois jovens foram encontrados com coração nas mãos, resultante de um assassinato a um cidadão em Morrumbala. Em menos de duas semanas, eis que se reporta mais um caso de trafico de órgãos humanos na Zambézia.


Fonte: Jornal Diário da Zambézia – 28.07.2014

Sem comentários: