O líder da Renamo, Afonso Dhlakama, ameaçou hoje dividir o país ao meio, caso o governo não aceite as suas exigências. Dhlakama atacou ainda os líderes religiosos, acusando-os de conivência com o governo.
Depois do porta-voz da Renamo, agora foi o lider do partido a ameaçar dividir o país. Dhlakama interagiu, esta sexta-feira, via teleconferência, com representantes das principais igrejas baseadas em Maputo. O presidente da Renamo diz que se o governo não aceitar a paridade nas forças de defesa e segurança vai dividir o país, "nós estamos cansados porque a frelimo não nos quer, perguntem a Guebuza se tem uma ilha onde vai colocar os da Renamo. Só podemos dividir o país como aconteceu na Coreia".
Afonso Dhlakama explicou ainda que alargou e intensificou os ataques na zona centro do pais para se defender das incursões das Forças de Defesa e Segurança.
As igrejas tentaram persuadir o líder da Renamo a parar com os ataques e a seguir a via do diálogo, mas Dhlakama atacou-as, responsabilizando as congregações religiosas pela actual situação de tensão. O líder da Renamo disse estar comprometido com a paz e pediu aos líderes religiosos para sensibilizar o governo, de modo a parar com o que chamou de acções visando acabar com o seu partido.
Fonte: O País online - 07.06.2014
12 comentários:
general divida o pais keremox moxambik norte e moxambik sul como xta no sudao, mata exex frangox ate exex andarem com penxox no rabo
Eu acho que Mr. Djakama tem muita razao. Se ate tentaram ocupa o lugar onde ele recenceiou, pensando que a base dele estava perto, no momento em ele tinha decretado cessar fogo unilateral pela terceira vez. Se o governo quer PAZ porque nunca decretou cessar fogo e quando a RENAMO faz isso eles aproveitam para entrar mata adentro. Guebuza com esposa estao na Europa gastando dinheiro do erario publico porque este casal traz desgraca para o Pais e estes lideres religiosos tem medo de dizer mesma coisa a Guebuza. Quando a TVM e RM e outros media com MIRAMAR e outras fazem propaganda que nada mais incitam a violencia. QAuando uma visita da chamada presidencia aberta aberta entra nas paginas da historia, sera que os da TVM nao sabem o que pode se considerar historia., Para algo ser historia passa se anos de estudos. Esses lideres religiosos quando a FRELIMO e casal Guebuza fazem e desfazem nunca falam. Quantas bandeiras e sedes do MDM e Renamo estao sendo destruidas quer pela policia quer pelos membros da FRELIMO e nunca ouvi nenhum lider religioso a condenar. So Djakama pode mudar o rumo deste pais.
Epah, que seja assim mesmo porque a divisao do pais nao atinge o peixe miudo so atinge os tubaroes entao essa é a melhor saida para os mocambicanos. Nao cabeca o que guebuza faz, primeiro a renamo parou os ataques para dar xpaco de um dialogo politico e guebuza comprou migues com dinheiro de povo e enviou ordeno bombardeos na zona em supunha estar alojado o lider makache. Dificultou que li lider que o lider se recenseasse depois ter aberto uma brecha com 1 milimetro cubico de diametro para o lider se recencear comeca a preceguir o homem para nao ter a possibilidade fazer a campanha para o seu exercicio politico. Afinal o que o guebuza e sua esposa querrem dos mocambicanos? Eles pensam que vao matar dhlakama mesmo? Era o momento de ele acreditar que sera o primeiro a morrer deixar o afonso na terra, se nao tivesse tido a sorte de alguem lhe alertar que tem uma montagem no aviao para ele e a xposa dele morrerrem deixar os nossos imposto em paz. Eu nao acho que ele de sentimento se o tivesse nao iria enviar miudos pais de familia para um lugar que sabe muito bem que eles nao vao voltar, quando os familiares levam boa vida nas europas e americas em todo mundo. Eu querro acreditar que aquele senhor nao ouve, ate o bebe que xta no ventre sabe que ele nao presta.
O país ta entregue as mao dos ditadores kezarista e k nem sao eles nem seus filhos k tao morendo mas filhos dos pobres. Nhandayeyooo!
Mesmos Srs da renamo se tivesse a governar
Mocambique nunca iria deixar um partido no mato e a se organizar militarmente.nunca, nunca mesmo.moçambicanos nos prestamos
Estamos fazer de Sr Dhakama de escudo pensar de alguns que poderá chegar ministros. Com estes analfabetos da frelimo
O país está alto em desenvolvimento isto que nos queremos.ambição mata
Camisolistas estamos cansados, deixem o país a desenvolver como está acontecer.esta no bom caminho o país. Dhakama tem dias contados. Na renamo tem uma divisão muito forte que entre eles vai acabar mal. Os analfabetos estão fazer muito crescer tipo fresha, e os intelectuais matam os outros, isto é considerado de bom pelos Srs jornalistas.
Acho que ninguem vai dividir o pais. Moc é uno e indivisível, que fique claro isso. Arrogancia, prepotencia, chauvinismo, vontade de querer a demonstracao de forcas e vontade de subjugar o povo esta na origem do pensamento orientado para divisao do pais.
Sr. Guebuza, pare e pense! Nao mande serem mortos filhos dos seus concidadaos nas matas da Gorongosa, Muxungoe, etc.
Sr. Dhlakama, por favor, poupe vida desses inocentes que sao mandados para ai, leve so as armas e nao os mate, sao filhos de povo humilde que nao quer guerra.
Sr Guebuza, Sr Dhlakama, sres militares, Xega de sangue! Ouviram? Xega de sangue!
Soldados, sargentos, oficiais saiam do terreno e deixem esses malucos a pelejarem.
Livrem- se deles.
biebie voxe pnxa com joelho eu fugi da fadm no ano paxado xenti na carne perdi amigox, homenx da renamo parexem magiscos, nox nao temox moral veja xo todo poderio belico xofremox baixax. nao diga k nao diz
mano biebie kuando xtamos a comentar nao pdmx olhar partido A nem B, xo temos de xentir para o C onde nox xtamos k e a maioria xofredora, veja xo tnho muitox amigos k tombaram em muxungue, o guebuza engana o povo k nao ha guerra, ele xta mentir exixte guerra sim, eu xe foxe da fadm xeria um dos desertores xe nao ha guerra o guebuza pork manda xcoltar os carros? soldados, sargentos, capitaes, tenentes, corneis saiam do mato vao acabar xe os donos xaem aopublico dissem nao ha guerra, kuantos orfaos e viuvas exixtem? por causa duma guerra politica, veja xo todo poderio belico a fadm paxa mal parexem baratas fomigadas, corpos abandonados, enterro nao condigno, os abutres xtao gordos, meu irmao a guerrilha nao xe brinca, no afeganistao, paguistao, iraque os EUA nao conxekem eliminar os talibas, e a noxa forxa mal alimentada, mal paga eles nao xtao motivados, enquqnto dhlaka paga bem.
Criticar temos direito de o fazer, mais nunca ouvir nenhum comentário a dizer que de facto aquela situação não está boa, mais outra está bem feita. O que está acontecer só críticas o que bom, está mal, o que mal está pior. Assim são críticas de má fé, desmotivar o caminho certo tudo isto gancia de puder, quando la estiver piorar em tudo.Nos não queremos e estamos desenvolver bem da nossa maneira e estamos muito bem.
Biebie João, você é que é ambicioso. Começa a falar de desenvolvimento, um conceito que 100% eu sei de que ñ conhece, só um chorinho: Mocambique não está a desenvolver e muito menos a crescer, a primeira fase para se chegar ao desenvolvimento pressupõe a existência de indústria a usar tecnologia de ponta. Mocambique produz o quê? Em Chomoio as instalações de têxtil o seu governo transformou em habitação para deputado, prisão e não quer devolver aos proprietários, fábrica que podia pelo menos fazer a capulana nacional e onde se encontram as outras que indicam o desenvolvimento? Quantos dos seus vizinhos estão empregados desde 2008? Isto indicaria o crescimento econômica do país e quantos moçambicanos conseguem gastar mais ou menos 1USD por dia? Quantas crianças em idade escolar estudam em Mocambique e em que condições? Fique sabendo que o crescimento pressupõe mais que isso e desenvolvimento, o que lhe parece?Eu sei de que você é analfabeto e está preocupado com pão de um dos seus parentes que lhe alimenta roubando ao lado da Frelimo. Sem ambição, a Frelimo é um fracasso e Mocambique não quer mais experimentar este tipo de governação, admita seu parente não será mais ninguém neste país a partir de Novembro próximo.
Ainda não dividiu o país????? Tá a espera de quê????
O senhor Dlakhama tem de ser exonerado, já não tem capacidade de liderar a Renamo, as suas tacticas de liderança estão fracas. O Guebuza vai eliminar-te, como José Eduardo Dos Santos, eliminou Savimbi.
Enviar um comentário