quinta-feira, junho 26, 2014

Transformação de gás natural em combustíveis líquidos em estudo em Moçambique

A estatal moçambicana Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) e a Royal Dutch Shell assinaram esta semana em Maputo um documento para a realização de um estudo de viabilidade para um projecto de transformação de gás natural em combustíveis líquidos.
O presidente da ENH, Nelson Ocuane, disse na ocasião que a missão da empresa é acrescentar valor aos recursos naturais de Moçambique estando um projecto de de transformação de gás natural em combustíveis líquidos (GTL, na sigla em inglês) enquadrado nessa missão.
“Este projecto permite a produção a partir de gás natural de gasóleo, combustíveis sintéticos e polietileno, entre outros derivados, numa mesma fábrica”, disse Ocuane, de acordo com o matutino Notícias, de Maputo.
Este memorando de entendimento foi antecedido pela celebração de um acordo sobre um estudo conjunto entre as partes para a identificação de algumas áreas de alto potencial de hidrocarbonetos em Moçambique, que contempla a possibilidade de vierem a ser adquiridos direitos conjuntos.
A ENH é o braço comercial do Estado moçambicano para o sector de hidrocarbonetos participando em todas as actividades de pesquisa, desenvolvimento e produção de gás e petróleo no país.
A Shell construiu a primeira fábrica de GTL comercial em Bintulu, Malásia, e em 2011, com a sua parceira Qatar Petroleum, iniciou a produção na maior fábrica de GTL no mundo, a Pearl 
GTL, no Qatar. (macauhub/MZ)
Fonte: macauhub - 26.06.2014

Sem comentários: