quinta-feira, junho 26, 2014

Negociador do AGP preocupado com “tensão”

Mário Raffaelli diz que a comunidade internacional está aberta para ajudar a resolver o conflito
O antigo mediador-chefe do processo de negociações que culminaram com o acordo geral de Paz, Mário Raffaelli, manifestou preocupação com o clima de tensão político-militar no país.
Falando, esta quarta-feira, na Praça dos Heróis nacionais, Raffaelli considerou lamentável a situação de confrontação militar em curso e apelou a que, tal como em Roma, as partes cheguem a entendimento, para a manutenção da paz.
“É lamentável que nos últimos meses o país esteja a viver muitos problemas. Eu acho que é importante aceitar que a paz é irreversível, e ambas as partes têm que mostrar compreensão, porque é óbvio que não há condições, nem internas, nem internacionais, para se voltar à guerra, e um país frágil, como é até agora Moçambique, precisa da paz e não pode aceitar conflitos de grande dimensão”, disse Raffaelli.   
Esta personalidade, que teve uma intervenção central no Acordo de Roma, disse que a comunidade internacional está disponível a voltar a assumir o papel de mediador na aproximação das partes, caso seja solicitada. “Cada um de nós está a fazer, informalmente, todo o esforço possível para aproximar as partes, de modo a fazer prevalecer o bem do país”, disse.
Mário Raffaelli foi secretario de Estado de Cooperação e senador no governo Italiano. Foi na qualidade de senador que foi convidado a mediar o Acordo de Roma.
Fonte: O País online - 26.06.2014

Sem comentários: