terça-feira, junho 17, 2014

"Eu creio que alguém, na cúpula do partido Frelimo, anda a passar-se, anda a abusar da soruma. Não vejo outra explicação... "

MARCO DO CORREIO 
Por Machado da Graça
Olá amigo Emílio
Como vais de saúde? E toda a tua família? Eu estou bem, felizmente.
Mas estou totalmente desconcertado com uma notícia que começou a circular há dias.
Pois parece que algumas mentes muito ilu­minadas (devem ter geradores próprios...) em Sofala decidiram diminuir a cidade da Beira! Sim, estás a perceber bem, diminuir a área da cidade.
O que é que isto quer dizer? Quer dizer que a parte da cidade dirigida pelo MDM e por Daviz Simango ficaria reduzida a uns poucos quarteirões e todo o resto da cidade passaria a ser o “distrito da Beira” governado por um administrador, nomeado pelo Estado, isto é, do partido Frelimo.
Vais-me dizer que isso não passa pela cabeça do Diabo. E eu estou de acordo. Mas passou pela cabeça de um, ou mais, militantes do partido que se declara pai da democracia moçambicana.
Para estes democratas paternais retirar ao MDM uma parte do território que ele ga­nhou nas urnas de voto parece perfeitamente normal. Fazer com que todos os votantes, que deram o voto ao MDM, nessas zonas que ficam de fora, passem a ser governados por um ad­ministrador do partido Frelimo é a democracia no seu melhor.
Eu creio que alguém, na cúpula do partido Fre­limo, anda a passar-se, anda a abusar da soruma. Não vejo outra explicação...
Parece-me claro que, se essa ideia ideótica for para a frente, a população da Beira vem para a rua, de forma violenta. E vamos assistir aos 40 palhaços do costume a afirmarem que não é com a violência que se resolvem os problemas.
Mas não será violência, contra a Constituição e muitas outras leis, esta ideia aberrante?
Será que, se o MDM ganhar as eleições presiden­ciais, vão reduzir o território do país àquele edifício na Julius Nyerere e todo o resto de Moçambique continua a ser governado pelo partido Frelimo?
Está tudo louco?
Um abraço para ti do
Machado da Graça

Fonte: CORREIO DA MANHÃ  in Mocambique para todos – 17.06.2014

Sem comentários: