sábado, dezembro 09, 2006

Angoche: Polémica não compromete estabilidade política

não há nenhum problema naquela autarquia... “, quadro sénior da Renamo.
A Renamo, o maior partido da oposição reagiu com indiferença à recente agitação política, na
autarquia de Angoche, província nortenha de Nampula, sob à sua administração desde 2003.
A última agitação não compromete a estabilidade política do partido Renamo e nem os próximos actos eleitorais, disse Fernando Mazanga, um alto responsável da Renamo pela esfera
ideológica .
“Não há nenhum problema naquela autarquia”... a agitação foi provocada por indivíduos
mal esclarecidos”,
afirmou Mazanga.
A autarquia de Angoche viveu na semana passada, momentos conturbados, com parte dos membros a exigir a demissão do actual edil, Alberto Omar, alegadamente por ter influenciado à
mudança do delegado politico da Renamo naquela região estratégica do país.
O actual delegado da Renamo em Angoche, Ayenga Mufrima substitui no cargo Mário Alfredo. Não são conhecidas as razões de fundo da mudança do delegado que atiçou os ânimos de uma parte dos apoiantes do partido Renamo, no poder em Angoche.
Mufrima é tido pela ala rebelde da Renamo como um servidor da Frelimo, na oposição em Angoche. É citado como tendo feito vivas a Frelimo, durante um encontro popular.
Mazanga desvalorizou o ambiente de agitação e disse que o mesmo resultava da falta de esclarecimento ao alegado grupo de descontentes da Renamo sobre substituição do delegado.
Um bom jogador pode ser substituído por uma questão estratégica do dirigente do clube”, ironizou Mazanga, esclarecendo que apenas se tratou de uma posição tomada pelo partido ao nível de Nampula, seguindo as normas estatutárias.
Nampula é o maior círculo eleitoral do país e onde a Renamo conquistou o maior número de autarquias, num total de quatro. Repetiu que a agitação foi provocada por “pessoas não muito
bem esclarecidas
”, acusou o responsável.
Em Angoche, “não há nenhum problema naquela autarquia”.
Referiu que os supostos descontentes entendem que o delegado foi exonerado aleatoriamente.
O delegado que saiu daquele cargo vai de certeza desempenhar outros cargos a nível do partido naquela província”, precisou Mazanga.
A autarquia de Angoche, província de nortenha de Nampula – tida como o maior círculo eleitoral do país, foi tomada pela Renamo nas eleições municipais de 2003. Segundo Mazanga,
o presidente do Município, não é a pessoa certa para resolver os problemas políticos. “Ele é um membro do partido e é responsável pela gestão e planificação das actividades do Município”, sublinhou.

(Benedito Luís/redacção) – MEDIA FA X- 06.12.2006

Sem comentários: