segunda-feira, dezembro 11, 2006

QUANTIDADES DE ALGODÃO PERMANECEM NOS CAMPONESES

Por incapacidade de comercialização

A Companhia Algodoeira de Nampula - CANAN, não conseguiu cumprir com as promessas de terminar processo de comercialização de algodão referente a campanha agrícola 2005/2006, de
acordo com o calendário preestabelecido para o efeito, fazendo com que em muitas regiões os agricultores do chamado ouro branco ainda aguardem pela venda daquela cultura de rendimento.
O nosso jornal apurou que a CANAN confronta-se nos últimos tempos com a falta de meios de transporte para o escoamento de algodão das zonas produtivas à fábrica, o que se supõe esteja a influenciar no processo, segundo foi dado a conhecer a Filipe Paunde Governador cessante.
Aliás, situação deixa desconfortada aos agricultores envolvidos na produção do algodão, o que poderá até contribuir para a redução de áreas de cultivo na presente campanha agrícola.
Dados em nosso poder, dão conta que, só no distrito de Nampula, ainda estão nas mãos dos agricultores, a espera de serem comercializadas cerca de sete mil toneladas de algodão, de um total de 16 mil toneladas produzidas nas áreas de concessão da CANAN.
Abordado a propósito, Filipe Paúnde, governador cessante da província de Nampula, disse que o
governo já orientou a direcção da CANAN com vista a dar continuidade a compra do algodão dos agricultores, por forma a não prejudica-los, tendo em conta que se está no tempo chuvoso.
Orientamos a CANAN para continuar a pesar o algodão e efectivamente, a pagar os agricultores, e numa outra oportunidade irão escoar o produto, e nós iremos fazer acompanhamento do processo. Sublinhou.
Paúnde, advertiu que tal situação de incapacidade demonstrada por aquela concessionária, irá reflectir na atribuição das áreas de concessão nas próximas campanhas agrícolas.
Eles fizeram um compromisso com o governo o que culminou
com a assinatura de um contrato, referente a comercialização de algodão naquelas regiões e deve ser cumprido
. Revelou Paúnde, precisando que, o facto não deve servir somente para o acesso ao crédito bancário, o que muitas vezes o dinheiro tem sofrido desvio de aplicação.
A província de Nampula ultrapassou as metas previstas de produção do algodão, outro factor que poderá estar por detras da incapacidade das fomentadoras.
Alias, estatísticas em poder do Wamphula Fax referem que, a província produziu, na presente Campanha, 37 mil toneladas de algodão, contra 24 mil toneladas da campanha anterior.
Num outro desenvolvimento, as autoridades da agricultura deste ponto da província admitiram que a degradação das vias de acesso, sobretudo as que ligam as sedes distritais às regiões agrícolas, poderão estar na origem dos constrangimentos do processo de comercialização, porquanto, provoca enormes avarias mecânicas nas viaturas envolvidas no escoamento de produtos.
De notar que o arranque da campanha agrícola 2006/07, foi formalmente lançado no passado dia 10 de Outubro na província de Nampula, cuja cerimonias centrais tiveram lugar no distrito de Memba.
WAMPHULA FAX – 01.12.2006

Sem comentários: