quarta-feira, junho 11, 2014

CNE ainda não recebeu candidatura de nenhum partido político

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) ainda não recebeu nenhuma candidatura das formações políticas que se inscreveram naquele órgão fiscalizador com o objectivo de participar nas eleições de 15 de Outubro próximo.
São 30 partidos políticos, três coligações e dois grupos de cidadãos inscritos na CNE.
Dos partidos inscritos inclui-se o partido no poder, Frelimo, o maior partido da oposição, Renamo, e o segundo maior partido da oposição com representação parlamentar, o MDM.

Falando momentos após o término do encontro que a CNE manteve ontem, na capital do país, Maputo, com os partidos políticos, coligações e grupos proponentes, o presidente da CNE, Abdul Carimo, instou aos partidos políticos a submeterem as suas candidaturas ainda em tempo.
Dos embaraços que as formações políticas encaram em municiar documentos que a CNE exige para a submissão defenitiva de candidaturas, destaca - se o reconhecimento presencial das assinaturas dos proponentes no notário.
Carimo reconheceu que das dificuldades apresentadas pelos partidos políticos face ao processo eleitoral no país, nada consta que a CNE é o protagonista do empecilho.
A submissão das candidaturas dos partidos políticos, que iniciou à 20 de Maio último, termina à 21 de Julho.
Entretanto, entre Julho e Setembro próximos, o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) vai recrutar cerca de 110 mil candidatos à membros das mesas de assembleias de voto.
Deste número, 42 mil são provenientes de partidos políticos, segundo a nova lei eleitoral.


Fonte: Folha de Maputo - 11.06.2014

Sem comentários: