quinta-feira, setembro 10, 2009

CNE nega favorecimento de partidos

O presidente CNE, Leopoldo da Costa, nega qualquer “manipulação” para “favorecer” os principais partidos em prejuízo dos pequenos, insistindo na necessidade do “cumprimento estrito da lei”.
Leopoldo da Costa justificou a actuação da CNE na exclusão de 10 dos 29 partidos concorrentes às eleições gerais de 28 de Outubro próximo, num encontro com os principais países doadores de Moçambique, incluindo a União Europeia (UE) e os EUA.
O presidente da CNE citou casos de partidos que “apresentaram candidatos para as eleições legislativas indiciados de prática de crimes, uma situação que viola a exigência de os candidatos terem cadastro criminal limpo”.
“Também foram apresentadas candidaturas com os mesmos nomes para vários círculos eleitorais, situação que não é legalmente admissível”, acrescentou Leopoldo da Costa.
Em relação ao Movimento Democrático de Moçambique (MDM), do presidente do município da Beira, Daviz Simango, cuja exclusão em alguns círculos eleitorais está a ser muito contestada, o presidente da CNE afirmou que o partido não conseguiu em tempo útil suprir as irregularidades detectadas na sua candidatura.

Fonte: O País online

Nota: 1) O sublinhado é meu. 2) Porquê a CNE não forneceu e nem ainda fornece os nomes das candidaturas com irregularidades aos partidos? 3. alguém vai dizer que isto não é importante, mas pergunte-me para eu esclarecer.

Sem comentários: