terça-feira, setembro 01, 2009

Saque de madeira, em Cabo Delgado Fiscais ameaçados

Por Afonso Alberto, em Cabo Delgado

O administrador do Parque Nacional das Quirimbas, José Dias, denunciou recentemente a existência de madeireiros ilegais que quando surpreendidos em flagrante a “pilhar” os recursos florestais do país, ameçam de morte os fiscais do parque.
De acordo com Dias, trata-se de cidadãos de empresas cujos proprietários são indivíduos de nacionalidade chinesa. “Estes quando se pretende apreender as suas viaturas, ameaçam os fiscais com armas de fogo, baionetas e outros materiais contundentes”, indicou o administrador.
Segundo o administrador, alguns infractores com mais frequência no distrito de Meluco, província de Cabo Delgado, já têm processos na justiça à espera de julgamento.
Entretanto, o conflito homem e animal tende a aumentar no distrito de Quissanga. Os animais, para além de destruir a produção fazem vítimas humanas.
Devido a esta situação a população da Aldeia Nraha, sentiu-se obrigada a abandonar a sua comunidade para outra zona considerada segura.
No local de reassentamento existem 70 famílias que neste momento estão a receber apoio em produtos alimentares, instrumentos de produção, sementes e meios de transporte, do Parque Nacional das Quirimbas.

SAVANA – 28.08.2009

Sem comentários: