domingo, setembro 20, 2009

Incidentes de campanha em resumo


Violência eleitoral

Nampula: Dois jovens não identificados espacam o camera man da Frelimo na província de Nampula, Rodrigues Raúl quando passava a escassos metros da sede do MDM, num desfile de recepção do secretário geral daquela formação política, Os dois jovens sairam do interior da sede do MDM e imobilizaram a motorizada na qual seguia a vitíma. A vitíma contraiu ferimentos ligeiros tendo sido conduzido de imediato ao hospital provincial de Nampula. Os autores puseram-se em fuga.

Lago, Niassa: O líder do MDM, Daviz Simango, chegou por volta das 10.40 horas do dia 16 de Setembro na sede do distrito de Metangula, numa recepção bastante calorosa que deixava antever momentos de euforia. Um contigente de membros da Frelimo, trajando camisetes, impunhando bandeiras e fazendo-se transportar em algumas viaturas que as matrículas estavam cobertas por panfletos, irrompeu na azafáma da festa do MDM, criando distúrbios e barricaram completamente a única via de acesso áquele local. Porque o clima era impróprio para o exercício da campanha eleitoral, o candidato do MDM, Daviz Simango, retirou-se do local do comício em direcção a cidade de Lichinga.

Nampula: Membros da Renamo fecham estrada a Filipe Paúnde. Membros da Renamo barricaram a estrada na zona de Naloko, bairro de Muahivire, em que seguia a caravana da Frelimo, chefiada por Filipe Paúnde, usando duas viaturas de marca ford Ranger (cinzenta e azul) na zona de Naloko, bairro de Muahivire. A caravana da Frelimo permaneceu no local até que os membros da Renamo retiraram as baricadas.

Eráti, Nampula: um membro da Renamo contraiu ferimentos ligeiros, no dia 15 de Setembro, no bairro de cimento, posto administrativo de Alua, na sequência de confrontos entre as caravanas desta formação política e da Frelimo.

Uso de meios do estado

Nhamatanda, Sofala: A Frelimo usou viaturas de estado no seu desfile de 15 de Setembro, onde esteve presente o governador Alberto Vaquina e o director provincial das obras públicas e habitação: uma Isuzu cabine dupla com a matrícula MMH-76-99 e uma Toyota Patrol de côr branca com a chapa de matrícula MDS-77-18, pertencentes à Direcção Provincial da Mulher e Acção social e à direcção provincial das obras públicas e habitação.

Nacala Porto, Nampula: a Frelimo usou no seu desfile, nos dias 13 e 14 de Setembro, viaturas do estado de Marca Toyota MMJ-03-63 e MMJ-85-95, pertencentes ao Conselho Municipal de Nacala.
MDM e Renamo
Pemba, Cabo Delgado: Um grupo de membros da Renamo, amotinou-se, no dia 13 de Setembro, defronte da sua sede, exigindo a retirada do respectivo delegado provincial, Mustagibo Bachir, alegadamente por pertencer ao partido MDM.

Montepuez, Cabo-Delgado: a sede da Renamo foi transformada em sede do MDM, em virtude do proprietário da casa, ex-deputado da Renamo, Cornélio Quivela, ter-se filiado ao MDM.
Fonte: Boletim sobre o processo político em Moçambique (nr 5 de 17 de setembro de 2009

4 comentários:

Voz da Revolucao disse...

Manobras dilatórias do MDM irão continuar até à data da votação. É tudo uma encenação política. já escrevemos sobre isso no nosso blog.

Reflectindo disse...

Olha Voz da Revolução

Manobras dilatórias são com certeza as tuas. E, muitos moçambicanos já sabem. Espero que saibas o que são manobras dilatórias e para veres a fazem parte.

Entretanto, digo-te uma coisa: agradeço-te pela dedicação ao MDM. Escreva mais e mais sobre o MDM. Participe em todos os blogs, mas não te esqueças de falar sobre o MDM.

Um abraço

Nunoamorim disse...

“Dois jovens não identificados espacam o camera man da Frelimo na província de Nampula, Rodrigues Raúl quando passava a escassos metros da sede do MDM, num desfile de recepção do secretário geral daquela formação política, OS DOIS JOVENS SAIRAM DO INTERIOR DA SEDE DO MDM(...).”

Como ves meu caro Reflectindo,
a violência vêm de todos partidos. Cabe aos dirigentes politicos apelarem aos seus militantes para que sejam mais tolerantes.
A atitude do SG da Frelimo, ao apelar calma aos seus militantes, quando a sua caravana estava a ser barricada pelos deputados da Renamo, foi exemplo daquilo que deve ser a acção dos dirigentes politicos.

Aliás, esse tem sido o diapasão dos dirigentes da Frelimo...Recordo-me que o Presidente Guebuza em Tete e a primeira dama em sofala apelaram para que façamos uma campanha pacifica.

O próprio reflectindo postou um artigo onde dizia que o Presidente Guebuza disse que filiação partidária não pode ser motivo para inimizade.

Façamos a nossa parte.

Nuno Amorim

Reflectindo disse...

Nuno Amorim

Eu condeno a postura dos jovens em Nampula e não ocultei isso ao publicar este artigo. A minha pergunta é se alguma vez TU o faria. Diz-me lá?

Por outro lado, porquê apontas como exemplar uma atitude singular de dirigentes da Frelimo? Não queres reconhecer o homem que assim agiu em Nampula, Nacala, Xai-Xai e Metangula? Quem foi afinal? Não és TU que chamas de auto-vitimizacão quando se denunciam acções de violência?

Para mim, o caso dos dois jovens de Nampula é isolado, muito isolado. Claramente, cabe ao partido MDM em nunca permitir que se repita.

O que dizes sobre o primeiro comentário, o da Voz da Revolução?