terça-feira, setembro 08, 2009

MDM chumba em nove círculos eleitorais

A considerada maior força política extra-parlamentar

A Comissão Nacional de Eleições excluíu a maior força política extra-parlamentar, o Movimento Demo­crático de Moçambique (MDM), em nove dos 13 círculos eleitorais para as próximas eleições legislativas.
O prazo limite para a CNE anun­ciar as listas definitivas dos candida­tos foi de 5 de Setembro. A lei que harmoniza os procedimentos para que as eleições presidenciais, legis­lativas e para às assembleias pro­vinciais decorram em simultâneo preconiza que a CNE deve concluir a verificação dos candidatos 60 dias antes da data de votação.
As eleições estão agendadas para 28 de Outubro, e assim, o prazo para a verificação dos processos dos candidatos terminou a 28 de Agos­to. À luz da lei, a CNE é obrigada a notificar todos os partidos e coliga­ções concorrentes, sobre qualquer irregularidade nos processos dos seus candidatos, e estes têm cinco dias para supri-las.
A grande surpresa é que as listas do MDM foram desqualificadas em todos círculos eleitorais, excepto na cidade de Maputo e nas províncias de Inhambane (Sul), Sofala (Cen­tro) e Niassa (Norte do país).
A CNE pode desqualificar toda lista, apenas quando o partido não conseguir um número suficien­te de candidatos. Cada lista deve conter candidatos suficientes para preencher todos os assentos previs­tos para um determinado círculo eleitoral e, pelo menos, mais, três candidatos suplentes. O MDM in­siste de que apresentou listas com muito mais que os três candidatos suplentes exigidos para cada circu­lo eleitoral.

Fonte: O País online

10 comentários:

Jonathan McCharty disse...

A Frelimo esta' de facto muito amedrontada, que percebeu nao dever perder tempo, para comecar a jogar sujo! E' fundamental que ela esclarece porque reprova as candidaturas noutros circulos eleitorais, sob risco deste pais entrar em polvorosa!

Viriato Dias disse...

Não se desvia o ribeirinho, por mais que se queira, há-de sempre contornar. O MDM, cedo ou tarde, vai tocar a trombeta. Palavras de VCD. A Frelimo é já um partido sem dentes, digo, um leão sem dentes.

Um abraço

Nunoamorim disse...

Antes de criticar a Frelimo era importante saber porque o MDM foi chumbado.
Provavelmente chegaremos a conclusão que teremos de criticar o staff do MDM, que desorganizou o processo.
Sempre dissemos que organizar a participação num pleito eleitoral a escala nacional exigia tempo e estrutura de direcção.
Ao que se sabe, o MDM ainda não tem um Secretário Geral, que seria a pessoal responsavel por esse processo.

O MDM foi vitima da precipitação.

Nuno Amorim

Reflectindo disse...

Caro Nuno Amorim

Porquê é doce criticar o MDM e amargo criticar a Frelimo que está envolvida em todo o processo de admissão, isto a partir dos secretários do bairro? O que sustenta o teu argumento? São os Secretários-Gerais que organizam o processo? Foi o Secretário-Geral que organizou as listas dos quatro círculos eleitorais? O teu argumento é armada preparada pela Frelimo?

Eu cá estou curioso em saber o que faltou nas listas dos nove círculos eleitorais. No Notícias do dia 7 publicado na noite do domingo vinha que o MDM estava apurado para concorrer em todos os 13 círculos. Mas depois?

Para quem crítica a Frelimo até tem a razão pois tudo comecou com documentos como atestados de residência que são emitidos pelos secretários da Frelimo. Diversas vezes eu trouxe esse assunto aqui no Reflectindo, mas não vi nenhum da Frelimo que se repugnou com tal atitude.

Jonathan McCharty disse...

Amorim Bila!
O teu partido quer ser "campeao de secretaria", pois nao??
Sabe que iria levar uma boa tareia em Nampula, Zambezia, Cabo Delgado,etc, nao e'??
Se estao convictos que teem apoio do povo, porque precisam de aparecer com esta sujeira??
Precipitacao e' querer orquestrar processos eleitorais! A CNE precisa seguir a lei. Ha 5 dias para corrigir as anomalias! Que as indiquem!

Nunoamorim disse...

Repito, antes de criticar era preciso ler a acta da CNE...Acredito que esteja tudo registado e devidamente documentado.
A lei é para ser cumprida por todos.

Essa frelimofobia retira-vos a capacidade de análise.

Nuno Amorim

Anónimo disse...

Caro Nuno

Com todo respeito que os libertadores da patria merecem, este eh um golpe baixo, frio, obvio e repugnavel.

A Frelimo veio mais uma vez confirmar aquilo que todo Mocambicano sempre soube: "que a Renamo eh um partido moribundo e que nunca representou ameaca intelectual para o partido do batuque e da macaroca".

Ya, podem ter ganho uma eleicao ou outra, mas nunca iriam passar de reclamar fraude ... ate porque ja se acostumaram a tao elevada posicao "oposicao oficial".

A Frelimo nao deveria temer o MDM, se realmente sente que o povo esta do seu lado. Que deixem esta maquina desorganizada, ou em suas palavras, "sem estrutura de direccao" participar para que seja espezinhada pelos detentores da organizacao.

Eu acredito que a Frelimo ira ganhar estas eleicoes, mas gostaria de ve-los a ganhar de forma justa, transparente e integra. Que eles ganhem os votos que o povo os quer dar ... nem mais nem menos

Laude Guiry

Reflectindo disse...

Nuno Amorim

Quem se tornou cego por causa dos amores à Frelimo é cidadão Nuno Amorim.

Onde está essa ACTA? Por lei quando é que ela devia ter sido apresentada?

O Amorim fala de que lei e qual artigo?

O Amorim não acha que a CNE está a violar a lei?

O Amorim não acha que os secretários da Frelimo, os administradores violaram a lei (CRM) os direitos do cidadão num Estado de Direito?

Anónimo disse...

Quando a CNE deliberou contra a participação de todos os candidatos às presidenciais foi aplaudida por todos vocês. Disseram na altura que tornava o trabalho mais fácil.

Quando sairam as primeiras informações (erradas) a dizer que quase todos os Partidos, menos a FRELIMO, a Renamo e o MDM tinham sido exscluidos no todo ou em parte, a CNE foi aplaudida. Algué disse que isso tornava mais fácil a escolha dos cidadãos.

As coisas começaram a mudar quando se soube que o MDM tinha sido excluído de alguns círculos eleitorais. Aí, a CNE de bestial passou a ser besta.

Convido-vos a irem ler os vossos própris comentários aqui e no blogue de Carlos Serra.

Gostaria de saber porque Carlos Serra e Reflectindo não estão dispostos a aceitar que o MDM possa ter cometido as mesmas irregularidades que os outros Partidos.

O que quero saber de vocês (Reflectindo e Carlos Serra) é: UMA IRREGULARIDADE DEIXA DE O SER QUANDO COMETIDA PELO MDM?

Vosso critério de verdade, de rectidão e da correcção é muito paridarizado.

Heitor Jacob

Jonathan McCharty disse...

Sr. Heitor,
Quem aprova as candidaturas para a presidencia e' o Conselho Constitucional e nao a CNE! Procure saber bem das coisas antes de aparecer a defender o teu partido e acusar outros!