segunda-feira, setembro 07, 2009

Lourenco Jossias, Editor do Magazine Independente, entrevista a Manuel de Araujo (1)

Manuel de Araujo em entrevista-balanço da sua passagem pela AR

Dhlakama sempre evitou marcar golos.

. O tambem académico diz que Daviz simango e o MDM sairao sempre a ganhar e Guebuza teve um bom manifesto eleitoral (em 2004) e maus ministros


1. Quando o entrevistei em 2004, disse-me que tinha aceite integrar a Renamo para ajudar este partido a crescer, a se transformar politicamente e a ter qualidade no debate político nacional. Cinco anos depois, conseguiu este objectivo?

Penso que sim. Nao na totalidade mas em parte! Se for a comparar o nivel de debates na presente Legislatura com o dos outros anos, penso que chegara facilmente a mesma conclusao que a minha. A forma tecnica como tratamos os dossiers ligados a governacao, a qualidade das perguntas que fizemos ao executivo, a forma como o executivo respondeu as nossas interpelacoes, a forma como questionamos o Plano Quinquenal do Governo, os Planos Economicos e Sociais representaram uma valia para o debate politico nacional, para identificacao das questoes de interesse nacional. A forma como pela primeira vez a bancada da Renamo-UE apresentou questoes relativas a inconstitucionalidade e o Conselho Constitucional deu razao a Renamo-UE penso eu que foi um facto historico. Foi a primeira vez na historia deste pais, que um orgao de soberania deu razao a oposicao! E isso ficara indelevlmente registado nao so na historia constitucional deste pais como tambem na historia geral da construcao de democracia em Mocambique. E mais, representamos o pais em varios foruns onde fomos eleitos para os mais diversos postos, elevando o nome de Mocambique alem fronteiras e ajudando a construir a imagem de Mocambique, pedra a pedra.

Claro que a fauna acompanhante tambem tinha de marcar a sua presenca! Dai a continuacao dos insultos de ambos os lados, a falta de respeito, de civismo etc etc etc etc. Mas como se tem dito, cada povo merece o governo que tem, do mesmo modo que se pode dizer que cada povo merce o parlamento que tem!

Pela primeira vez, apesar de estar legislado, a bancada da Renamo-UE forcou o governo a cumprir com o legislado, ou seja a dar aos ilustres deputados, incluindo os da Frelimo, as viaturas a que legalmente tinham direito, mas nao sufruiam desse direito. Neste caso importa realcar que as viaturas que os deputados da Frelimo hoje conduzem foram uma dadiva da bancada da Renamo-UE. Porque nos corredores e debaixo da mesa, os nossos colegas davam-nos forcas e palmadinhas nas costas diznd 'forca, estamos juntos', mas na hora de dar a cara, desapareciam com medo de represalias! Sem os nossos lobbies, sem a nossa estrategia negocial, os deputados continuariam a andar a pe!

Devo dizer-lhe que antes da crise da expulsao do Davis Simango do lado da Renamo-, esta legislatura que termina, teve uma grande equipa na sua direccao. A senhora Maria Moreno (a quem tiro o chapeu) e a sua equipa, souberam criar um bom ambiente de trabalho. Ela, entanto que timoneira, treinadora e seleccionadora foi excelente. Soube unir a equipa, montar uma estrategia de tarbalho, explorar os talentos e o egos que havia, minimizar as diferencas, maximizar as proximidades e oportunidades, abracar com a mao esquerda a ala intelectual e com a direita a ala militar, com o objectivo de se alcancar um objectivo: a melhoria da qualidade dos debates na AR e a discussao de assuntos de interesse nacional. Desta parte sinto uma grande satisfacao, um grande prazer, por ter sido parte de uma equipa minoritaria, mas trabalhadora e vencedora! Marcamos muitos golos e alguns golacos, e esses golos tiveram um sabor muito especial! Um sabor que permanecera indelevel na minha memoria, na memoria de quem dentro daquelas quatro linhas, queria dizer, quatro paredes sagradas viveu a emocao, o privilegio e o dever sagrado de representar o povo, de falar em nome do povo!! A emocao nesses momentos era tao recomfortante, tao vivida que valia o sacrificio! E como o Munhuanense Azar vencer a um Manchester United num jogo da final da Taca!

2. Mesmo assim, houve mérito assinalável na bancada parlamentar da Renamo no mandato que termina quer seja na denúncia de inconstitucionalidades, quer seja na produção de alguns projectos de lei. Mas parece que este esforço foi deitado abaixo no final do mandato. A que se deveu isso?

Essa e a parte triste, a parte que nao gostaria de recordar! Mas acho ser a parte mais importante para compreender a politica do umbigo na nossa sociedade. Todo esse esforco foi deitado abaixo por uma lideranca centralizadora, que nao tem o habito de celebrar os golos que os seus proprios jogadores marcaram! Como e que um treinador fica triste quando um jogador seu, com dotes de Ronaldo, marca golos e faz um hart-trick? Essa e a parte que me passou despercebida! Essa e a duvida que levarei ate ao fim dos meus dias! Talvez alguns psicologos me ajudem a entender!

Esta e uma das razoes pela qual decidi tirar umas ferias para pescar e reflectir sobre mim, sobre o meu pais, sobre a nossa Africa, sobre a nossa democracia e sobretudo, sobre a construcao do estado e da democracia em Africa.

A (ir)racionalidade da lideranca d Renamo assemelha-se ao comportamento do Sir Alex Ferguson, quando decidiu vender David Beckam ao Real Madrid. A unica diferenca reside no facto de Sir Alex conseguir conquistar titulos, mesmo sem Beckham . Oxala Afonso consiga!

Veja que a expulsao de Davis Simango seguiu milimetricamente a mesma formula da expulsao de Raul Domingos! Alguem da imprensa ou da Frelimo faz uma acusacao, o lider da Renamo acredita no conselho do ‘adversario’, e zas, monta sua estrategia para eliminar o ‘inimigo interno’, interessantemente, a conselho do ‘inimigo externo’! So na China!

Quero chamar aqui a atencao para um caso suis generis. Se o que aconteceu na Renamo tivesse acontecido na Frelimo, nao sei onde estariamos hoje. Explico-me! Imagine que quando Chissano pressentiu que Guebuza queria o seu lugar, tivesse montado um tribunal interno ‘cangaru’ e tivesse expulso Guebuza. Imagine que por sua vez Guebuza ficasse inconformado com a decisao e cria-se um partido! Estaria hoje a Frelimo no poder?

Foi exactamente o que aconteceu na Renamo, com a expulsao de Raul Domingos. O efeito foi desgastar a imagem do lider da Renamo, e da propria Renamo! Quem saiu a perder foi a Renamo e o seu lider! Infelizmente muita gente pensa que quem perdeu foi Raul Domingos, por nao ter conseguido um lugar no parlamento! E imperioso que as pessoas aprendam a pensar estrategicamente! E nao tacticamente, que e o que muitos candidatos a politicos nesta terra fazem!

No primeiro caso, quando a Renamo deveria ter subido, aproximando-se do poder, perdeu 27 assentos, caindo de 117 para os actuais 90. Pensei que ja se tinha aprendido a licao, mas pelos vistos nao. Eis que aparece, contra toda a racionalidade, a expulsao de Davis Simango, com as mesmas ou piores consequencias! O 28 de Outubro nos dira!
3. Quais foram para si os melhores momentos da sua bancada neste mandato?Os unicos momentos de que terei saudades sao as perguntas ao governo! Levantar as preocupacoes do povo na sala magna, levantar questoes de interesse nacional! Essas sessoes eram o que mais se parecia com a minha vida profissional, a academia. Eram as sessoes que me davam mais prazer.
Sentia do fundo do coracao, que estava a contribuir para a melhoria do processo governativo do meu pais, do fortalecimento da nossa jovem democracia. Examinar os ministros, levantar questoes sobre o desemprego, ambiente de negocios, educacao, saude. Indagar sobre que estrategias o governo tinha em manga para eliminar as assimetrias regionais, para melhorar o impacto do investimento estrangeiro, criar um clima de negocios que atraia os homens de negocio nacionais e estrangeiros! Pedir contas ao executivo sobre como usaram e abusaram do bem publico, do dinheiro proveniente dos nossos impostos e do dos povos irmaos que nos apoiam, que estrategias tinham para tirar Mocambique do sub-desenvolvimnto, do desemprego, habitacao para a juventude e nao so, a criminalidade. Como pensavam melhorar as estradas, como pensavam tirar a minha Zambezia do abandono e desgraca em que se encontra votada. Foram para mim momentos inolvidaveis!Se fosse possivel voltar para a AR so para desempenhar esse papel, eu voltaria! Quanto ao resto as saudades sao poucas, infelizmente pois o nosso parlamento e o irmo mais pobre, o filho bastardo da nossa democracia. Dos tres poderes, Executivo, Judiciario, o Legislativo e o mais desdentado!

2 comentários:

Anónimo disse...

Тantriс Mаsѕage is оne Rеgion
of traditional Chinese medicіnаl drug sрecifiс;
it's for school day. photographic print it out so you can refer to a transcript of all principles.

My blog post - sensual massage

Anónimo disse...

Tantriс Μassagе iѕ оne Rеgion οf tradіtionаl Chinesе mеdiсinаl drug specіfiс; it's for school day. photographic print it out so you can refer to a transcript of all principles.

Here is my webpage: sensual massage
my web page: erotic massage in London