segunda-feira, dezembro 11, 2006

FELISMINO ERNESTO TOCOLI É O NOVO GOVERNADOR

Da Província de Nampula

- “Não fui colhido de surpresa”-afirmou o novo timoneiro ao Wamphula Fax
- Transmissão de poderes e apresentação pública poderá acontecer no próximo sábado

Felismino Ernesto Tocoli, é o novo Governador da Província de Nampula em substituição de Filipe Chimoio Paunde, eleito no último congresso da Frelimo para Secretário Geral deste partido. Tocoli, que deverá chegar a Nampula ainda esta semana, tomou ontem posse perante o Chefe de Estado, Armando Guebuza, que dentre várias recomendações, orientou ao novo governador a cumprir com as decisões tomadas.
“Decisão tomada, decisão cumprida” – foi com estas palavras que Armando Guebuza destacou a tónica de governação que vem sendo “palavra de ordem” do actual executivo moçambicano, sempre com o combate a pobreza absoluta e com o distrito como polo de desenvolvimento a sobressaírem no seu discurso.
A nomeação de Felismino Tocoli colheu “meio mundo” de surpresa uma vez que é pouco conhecido, sobretudo nos meandros políticos.
Tocoli, é doutorado em Química por uma universidade da África do Sul, tendo sido assessor do governador do Niassa e actualmente desempenhava as funções de director do PROANI – Programa Avante Niassa, constando ainda que prestava um apoio pedagógico a Universidade Pedagógica delegação do Niassa.
Felismino Ernesto Tocoli, foi docente da Universidade Eduardo Mondlane, onde desempenhou as funções de chefe do departamento de Química na Faculdade de Ciências de Educação e membro do Conselho Cientifico até 2001, altura em que, por comissão de trabalho foi transferido para a província do Niassa.
Abordado telefonicamente, na tarde de ontem, o novo dirigente da província de Nampula revelou não ter sido colhido de surpresa, acrescentado que qualquer quadro da Frelimo espera ser chamado para exercer alguma função em prol do desenvolvimento do país.
Uma fonte da secretaria permanente provincial em Nampula, assegurou ontem que o novo governador deve chegar a Nampula entre quinta e sexta-feira próxima, para a habitual cerimonia de transmissão de poderes e apresentação publica, que terá lugar no próximo sábado.
O primeiro secretário da Frelimo em Nampula, Agostinho Trinta, disse que o seu partido é uma grande fonte de bons quadros para a liderança do País, daí que acredite, mesmo não conhecendo as características do novo governador que irá obedecer a mesma dinâmica.
Praticamente a totalidade dos palpites e “fofocas” de corredores que rodeavam a indicação do novo governador falharam. Chegaram a ser avançados, como sempre, vários nomes com destaque para José Geraldo Caetano que já foi presidente do Município de Nacala e que actualmente desempenha as funções de Secretário Permanente Provincial do Niassa.
Mas na senda de palpites desfilavam também nomes como o de Francisco Mucanheia, actual secretário permanente de Nampula, que, segundo fontes do Wamphula Fax, falhou por ser natural desta província.
Lourenço Bulha da Frelimo em Sofala que falhou, igualmente, pelo facto de ter a difícil tarefa de acabar com a Renamo naquela região central do País, enquanto que sobre o regresso de Abdul Razak, a pedido do sector económico da província, falhou pelo facto de lhe ter sido atribuída uma nota negativa pela auditoria interna efectuada apôs a sua saída, e ainda de Dionísio Cherewa que falhou pelo conflitos por ele acumulados com diversas personalidades do partido quando ainda Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Nampula.
Para uma província como Nampula, economicamente em franco desenvolvimento, tem surgido muito cepticismo, quando um novo governador é indicado, sobretudo, junto da camada empresarial e na sociedade em geral.
Filipe Paúnde, governou a província durante cerca de 21 meses e a sua prioridade foi sempre o contacto com a população, através de constantes deslocações aos distritos e ás zonas rurais o que para muitos analistas serviu para o considerar “mais político do que administrativo”.
Felismino Ernesto Tocoli, de 46 anos de idade, é natural de Cuamba província do Niassa, casado, com 4 filhos e residia até a data da sua nomeação na cidade de Lichinga.
WAMPHULA FAX – 28.11.2006

Sem comentários: