sábado, fevereiro 06, 2016

Quando não faz recorrer a inveja ao feito por outros?

Há gente que não faz, não deixa fazer e fica com inveja pelo que é feito por quem quer fazer.
Conta-se uma história incrível nas bandas do Chiveve. Diz-se que o Conselho Municipal da Beira, esse que se localiza no Chiveve, em cumprimento do seu manifesto eleitoral bem recebido por aqueles munícipes, construiu e equipou nove salas de aulas. Mas diz-se que na entrega desses edífícios, o director da escola,  director distrital e mesmo provincial de educação boicotaram. Eu só posso concluir que:
a)      Deve-se a mentes partidarizadas. Podemos imagir que todos esses que boicotaram, se calhar, ontem dia de abertura do ano lectivo, tiveram os seus comeretes e beberetes nesses mesmos edifícios. É o poder da Frelimo e nem que seja fictício que lhes guia.

b)      É o problema de garantia de “pão”. Sabe-se que todos esses não se comprometeram com os munícípes para estarem no lugar que estão. Sabe-se que todos esses são o que são não por alguma competência profissional, mas por esquemas que nunca acabam em Moçambique. A mim já ninguém me engana quanto à base de nomeações na educação em Moçambique. Competência começou a perder valor nos meados de 80 e esquemas de corrupção e a criação da cadeia de corruptos tomou conta ao Ministério de Educação. Com eleições multipartidárias, mais um esquema nasceu. É a habilidade de prática de fraudes eleitorais para que a corrupção continue.
c)       É o problema de irresponsabilidade de tais cidadãos. Manifestam descaradamente a sua infelicidade por saberem que centenas de crianças vão ter as paredes e tecto, carteiras e tudo aquilo que as crianças precisam para a vida condigna. Que as crianças vão ter o que eles nunca a deram.
d)      O mais preocupante é que em muitos comentários se dão exemplos até de obras de desenvolvimento barradas devido a politiquice, mas de medidas tomadas por parte do governo nada se diz. Quem tiver o exemplo que nos diga.
e)      O perigo dessas mentes é o que vão incutir nas crianças a partir da segunda-feira. Como é que essas mentes nos garantem que vão falar de valorização e preservação dos edífícios e carteiras que receberam?
f)       Já agora a mana Helena Taipo já soube disto? Já que as acções dela têm sido de forma aberta, será que saberemos que devolveu o director provincial ao Ministério de Educação ou pelo menos o repreendeu? Se não estou em erro Felício Zacarias chegou de devolver a um indicado para director provincial de educação em Sofala.
Moçambique precisa de gente que constrói e não de invejosa. Moçambique precisa de cidadãos humildes e não arrogantes em detrimento do bem da maioria sofrida. A competição política faz-se construindo o melhor que o seu adversário construiu; apresentando melhores ideias, melhores planos no âmbito de desenvolvimento económico, eduçacão e saúde, o bem estar e não sabotando o que o seu adversário constrói.


Nota: é tempo de o governo central passar a gestão das escolas primárias, postos de saúde, transportes públicos aos municípios. A construção de Moçambique tem que deixar de depedender de politiquices, esquemas de corrupção e imoralidade. 

Sem comentários: