quarta-feira, fevereiro 24, 2016

Conselho de Defesa Nacional apoia apelos de Nyusi para diálogo com Dhlakama

O Conselho Nacional de Defesa e Segurança de Moçambique reuniu-se hoje para debater a crise política e militar e apoiou os apelos do chefe de Estado, Filipe Nyusi, para o diálogo com o líder da Renamo, Afonso Dhlakama.
Segundo um comunicado hoje divulgado pela Presidência, "o Conselho Nacional de Defesa e Segurança secundou o compromisso do Presidente da República para o diálogo pela paz" e "aconselhou ainda que, com maior celeridade, se identifique a melhor forma para o reforço do convite feito ao líder da Renamo [Resistência Nacional Moçambicana] ".
O encontro, presidido pelo chefe de Estado, serviu para o grupo, que inclui dois elementos da Renamo, analisar o agravamento da situação política e militar, na perspetiva da "necessidade da manutenção e preservação da paz" em Moçambique.
"Este órgão decidiu também pela criação de condições de segurança para o encontro com o líder da Renamo, com vista a pôr termo aos ataques e consolidar definitivamente o ambiente de paz e de estabilidade, para que propicie o contínuo desenvolvimento socioeconómico do país", refere o documento.
Além dos ministros da Defesa Nacional, do Interior, dos Negócios Estrangeiros, da Economia e Finanças, dos Transportes e Comunicações e da Justiça, o órgão é composto pelo director-geral do Serviço de Informação e Segurança do Estado (SISE), pelo chefe do Estado Maior das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) e pelo comandante-geral da Polícia da República de Moçambique (PRM).

Fonte: LUSA – 24.02.2016

1 comentário:

Anónimo disse...

O que será capaz de negociar Dhlakama/Renamo para o POVO desta vez, depois de falhar em Roma e em Maputo no dia 05 de Setembro?

Consegue no mínimo:

-Consegue no mínimo pedir despenalizar a publicação da vida privada de todos gestores do bem público? Não queremos ser como América ou Inglaterra, queremos ser como a nossa realidade nos exige. Quem não quer, pode abrir uma empresa privada.

-Consegue exigir que as comissões de inquérito da AR sejam criadas bastando aprovação de 1/3 de deputados?
-Consegue exigir que os PCAs e Directores dos Institutos sejam aprovados por unanimidade por uma comissão parlamentar?
-Consegue exigir que os salários e regalias dos PCAs sejam aprovados por unanimidade por uma comissão Parlamentar?
-Consegue deixar de pensar que se deixar a Lei x ou y assim como está poderá tirar proveito dela quando estiver no poder?
-Consegue a Renamo/Dhlakam deixar de parecer imediatista?
-Consegue exigir que os embaixadores sejam aprovados por unanimidade por uma comissão parlamentar?
-Acredita que nas condições actuais não assinaria o AGP com o conteúdo que tem?

O QUE A RENAMO e DHLAKAM vão negociar bem desta vez de uma vez para todas e para o bem de todos, para por o fim à humilhações?