domingo, fevereiro 14, 2016

A FRELIMO ACABA DE SE TORNAR INIMIGO DE SI PRÓPRIO

Por Yaqub Sibindy


A FRELIMO ACABA DE SE TORNAR INIMIGO DE SI PRÓPRIO - JOÃO CUMBANE É UMA AUTÊNTICA BOMBA HUMANA ENCOMENDADA PARA EXPLODIR JUNTO DO PESCOÇO DE JOAQUIM CHISSANO AFIM DE DESTRUIR POSSÍVEIS PERIGOSOS BOMBEIROS CAPAZES DE APAGAR O PRESENTE CONFLITO ARMADO

Para defender o império de gás e petróleo, a Frelimo acaba de se tornar inimigo de si próprio!

Os porquês ataques à figura de Joaquim Chissano? Esvaziar todos os labirintos da PAZ, desenhados por Chissano, constitui uma nova estratégia dos lapitadores dos fundos públicos para justificar à presente guerra contra Dlhakama!

Eís à nossa análise:

1 - Dlhakama formalmente declarou à Renamo perante às Nações Unidas, UNMOZ como um movimento totalmente desarmado, cuja armas foram entregues as Nações Unidas, em plenas cerimónias públicas!

2 - Dlhakama tem autorização da CR, à força da homologação do AGP, para possuir uma pequena unidade composta por seus guerrilheiros de confiança, afim de construir um corpo de segurança dos quadros superiores da Renamo!

a) O AGP, não determinou à quantidade dos efectivos dessa unidade, mas sabe-se que às armas e munições, usadas por essa unidade, estavam sob responsabilidade das autoridades governamentais - PRM!

b) O AGP, omitiu o período da durabilidade dessa unidade de segurança dos responsáveis da Renamo, pois não contou com possíveis cenários de Afonso Dlhakama perder eleições consecutivamente!

3 - Declarar que Dlhakama, possui armas ilegais, constitui uma ignorância de má fé da interpretação do espírito do AGP, pois o que preocuparia às autoridades seria munitorar esses cenários, via diálogo para alcançar um consenso sobre à integração da segurança da Renamo junto do Corpo de segurança dos responsáveis do Estado!

4 - Acreditamos que se Guebuza e Nyusi, tivessem assumido o espírito de diálogo permanente com o Líder da Renamo, tal e qual fazia Chissano, jamais o país teria regredido à situação de novas confrontações militares de grandes proporções, com o pretexto de desarmar à Renamo pela força!

5 - Está claro que a Renamo não entregou todas às suas armas as autoridades, pois Dlhakama tinha traçado o plano "B" para a sua sobrevivência, caso fosse traído pela Frelimo durante a implementação do Plano "A"!

6 - Quando concluiu que os seus interesses não estão a ser honrados pelo seu parceiro do AGP, voltou para o mato afim de reconstituir o seu poderio militar que em 1990, levou o regime de Maputo a lhe reconhecer como verdadeiro parceiro para negociar à Paz e não o Apartheid, como o mesmo regime defendia antes!
Mais vez Dlhakama, recorreu à mesma táctica para pressionar mais um diálogo com vista à corrigir o que ele apelida de erros sistemáticos do Governo da Frelimo, com interesse de lhe prejudicar com o perigo de regredir o país para um sistema político monopartidário!

7 - No entender do BLOCO DA OPOSIÇÃO CONSTRUTIVA, PIMO /PEC-MT,achamos que à mesma ferramenta que Joaquim Chissano, usou para a construção do AGP, devia ser usada novamente para retocar algumas falhas que surgiram ao longo da implementação deste grande instrumento da manutenção da PAZ e da Democracia, conquistado pelo povo moçambicano, sob à liderança das duas forças históricas da nossa nova civilização política e democrática!

8 - Está claro que Dlhakama não quer Guerra como o meio para alcançar o novo consenso sobre à correcção do AGP, mas achou melhor à táctica duma desobediência civil ao regime da Frelimo, proclamando ilegalmente à constituição de autarquias provinciais como pressão não sanguínea para levar a Frelimo e o seu governo para uma nova ronda de negociações sobre o futuro do país!

9 - Porque à Frelimo, também tem prazer para aproveitar explorar algum motivo credível afim de mergulhar de novo o país numa nova guerra, eís que o Partidão não acolheu essa pressão como pacífica, mas sim quer fazer guerra séria à qualquer custo para aproveitar queimar todos os arquivos referentes aos rombos financeiros provocados pelos aspirantes da nova burguesia negra para explorar outros pretos!

10 - Julião João Cumbane, é um intelectual recrutado pela nova burguesia de rendimentos duvidosos, para desencadear uma ofensiva psicológica afim de justificar publicamente, razões credíveis sobre o desencadeamento duma nova guerra generalizada contra à Renamo, começando por abater politicamente Joaquim Chissano, acusando de mau obreiro da PAZ, para que este não volte a ser de novo o bombeiro do povo para apagar o presente conflito!


In Estado de Direito – 14.02.2016

Sem comentários: