quinta-feira, fevereiro 18, 2016

JOYCE MUJURU CRIA NOVO PARTIDO POLÍTICO NO ZIMBABWE

A antiga vice - Presidente do Zimbabwe, Joyce Mujuru, anunciou quarta-feira a criação de um novo partido político para desafiar o Presidente zimbabweano, Robert Mugabe, nas eleições de 2018.

O Presidente Mugabe, de 92 anos, espera concorrer para mais um mandato a frente dos destinos daquele país membro da Comunidade de Desenvolvimento da Africa Austral (SADC).

Somos Povo Primeiro
, disse Mujuru, confirmando assim o nome do novo partido. Não dirigimos o povo, mas sim este dirige-se por si próprio, explicou.

Mujuru, viúva do primeiro General do Zimbabwe pós - independência, Solomon Mujuru, foi demitida do governo e expulsa da Zanu-PF, em Dezembro de 2014.


A sua demissão ocorreu depois de uma campanha lançada pela Primeira-dama zimbabweana, Grace Mugabe, acusando-a de corrupção e de fomentar divisões no seio do partido, para além de tentativa de derrubar o Presidente.

Substituída por Emmerson Mnangagwa, ela negou todas as acusações.

Mujuru foi guerrilheira na luta armada de libertação do Zimbabwe, durante os anos de 70 e, em 2004, tornou-se vice-Presidente do país.

Ela serviu vários postos do governo e era vista como sucessora do Presidente Mugabe.

O seu marido morreu num incêndio em 2011.

Ano passado, Mujuru manifestou a intenção de formar um partido para se opor à política da indigenização, que obriga as firmas estrangeiras a ceder o grosso de acções a zimbabweanos.


Fonte: AIM – 18.02.2016

Sem comentários: