domingo, fevereiro 14, 2016

DESLOCADOS MOÇAMBICANOS NO MALAWI DEVEM REGRESSAR AO PAÍS-MNEC

O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Balói, reiterou que os moçambicanos que se encontram no centro de acolhimento de Kapise, no Malawi, deverão regressar ao país onde poderão ter todo o apoio para a sua reinserção sócio-económica.

Interagindo com os moçambicanos, este sábado,  o Ministro Balói mostrou-se preocupado com o drama humanitário em que vivem no centro de Kapise, particularmente mulheres e crianças.

Um dos deslocados disse que está naquele centro devido ao ambiente de insegurança protagonizado pelos homens armados da Renamo. Afirmou que na povoação de Ndande, distrito de Motize os homens da Renamo estão aterrorizar a população.

Ainda durante a visita ao centro de Kapise, a representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, ACNUR, no Malawi Monike Hekoko insurgiu-se contra os esforços do governo para o repatriamento dos moçambicanos que estão no centro de Kapise, alegando que eles deviam permanecer no local indefinidamente.


Monike Hekoko foi mais longe ao desqualificar a importância que o governo confere ao problema dos deslocados moçambicanos no Malawi.

Foi um episódio fora do comum, protagonizado pela representante da ACNUR no Malawi e que em termos diplomáticos tratou-se de uma ingerência evidente nos assuntos internos de Moçambique. (RM Lilongwe)

Fonte: Rádio Moçambique – 14.02.2016

Sem comentários: