terça-feira, fevereiro 09, 2016

Graça Chongo diz que não há tensão militar

O Chefe do Estado-Maior General, Graça Chongo, disse que não há confrontos militares no país, em contradição aos acontecimentos ocorridos recentemente em Morrumbala, na Zambézia, e noutros distritos do centro e norte do país.
Chongo falava à margem da cerimónia do dia dos Heróis Moçambicanos, realizada na cidade de Maputo, a capital moçambicana.
 “Não há registo de confrontos entre militares no país. O que está acontecer são disparos feitos por indisciplinados”, afirmou Chongo, de acordo com o Magazine Independente, na edição do dia 09 de Fevereiro de 2016.
O general recusou ainda que as Forças de Defesa e Segurança (FDS) estejam envolvidas em ataques com os homens armados da Renamo, refutando o que este partido e a comunicação social vêm transmitindo. Chongo alegou tratar-se de “disparos de homens armados que procuram perturbar a paz”.
Contudo, recentemente a comitiva do líder da Renamo sofreu uma emboscada e pelo menos 21 mortes foram registadas e cerca de 9 mil alunos correm risco de perder o ano lectivo, segundo as autoridades de Morrumbala, devido a instabilidade política e militar que se vive.

Fonte: Ídole – 09.02.2016

Sem comentários: