quinta-feira, fevereiro 25, 2016

“A paz em Moçambique tem os seus inimigos” - diz D. Cláudio Zuanna

O arcebispo da Igreja Ca­tólica da Diocese da Bei­ra denunciou, ontem, a existência de sectores interessa­dos na instabilidade política e militar em Moçambique, por ser uma situação da qual tiram divi­dendos e benefícios próprios.
Perante representantes dos partidos políticos, sociedade ci­vil, académicos e religiosos, Dom Cláudio Zuanna falou directo e frontal sobre a actual tensão política em curso no país, tendo deixado saliente que a guerra tem os seus aliados. “A paz em Moçambique tem os seus ini­migos, aqueles cujos interesses acabam por ser favorecidos pela guerra”, disse o líder da Igreja Católica na Beira, sem descorti­nar os alvos.
Num discurso direccionado a críticas à situação política do país, em que de forma recor­rente, nos últimos anos, a paz e a estabilidade são apenas inter­valos da instabilidade, D. Carlos Zuanna, ainda que de forma não directa, não poupou críticas ao Governo pela “militarização” do país e exortou-o a parar com as importações de material bélico, situação que tem sido revelada pelas redes sociais. “Parar com a aquisição de novas armas e não militarizar o país, espalhando armamento e homens armados pelos quatro cantos” exortou.
A injustiça, intolerância políti­ca, a exclusão social e a falta de transparência são os actuais ele­mentos descritos pelo arcebispo Zuanna como factores da insta­bilidade que mereceram alguns recados ao Governo.

Fonte: O País – 25.02.2016

Sem comentários: