quarta-feira, agosto 31, 2011

Doentes não curados na medicina moderna poderão ser aconselhados a recorrer à medicina informal

As unidades sanitárias vão passar a partir do ano 2015, a transferir os pacientes cujas enfermidades não tem cura na medicina moderna, para os praticantes da medicina tradicional.
O facto foi anunciado pela responsável do Instituto da Medicina Tradicional em Nampula, Jeny Bapstista, no decusro de um debate radiofónico realizado naquela cidade, no âmbito do Dia da Medicina Tradicional que se assinala nesta quarta-feira.
Jeny Baptista apontou as doenças de fórum espiritual, vulgo Madgine, como aquelas que merecerão esse tratamento, com o objectivo de incrementar cada vez mais a colaboração entre a medicina tradicional e a moderna.
Neste momento, segundo Jeny Baptista, os curandeiros estão a ser capacitados em matérias de prevenção do Hiv/Sida e no tratamento de outras doenças endémicas.
De acordo com a responsável do Instituto da Medicina Tradicional em Nampula, os médicos tradicionais têm dois dias para provar se podem ou não ter sucessos no tratamento do doente, fim dos quais devem enviar para o hospital.
O mesmo acontrecerá com a medicina moderna, em relação aos doentes de Madgine, Asma e outras que não se conseguem tratar nos hospitais.
Entretanto, as autoridades sanitárias naquela zona do país etão a fazer o mapeamento das plantas utilizadas pelos médicos tradicionais, no tratamento dos seus doentes.

Fonte: Rádio Mocambique - 31.08.2011

4 comentários:

Reflectindo disse...

Mais um tema que merece um intenso e sério debate.

Muna disse...

Apoio.

Zicomo

Anónimo disse...

Whats up are using Wordpress for your site platform?
I'm new to the blog world but I'm trying to get started
and create my own. Do you need any coding knowledge to
make your own blog? Any help would be really appreciated!


My weblog ranger forum

Anónimo disse...

This is a good tip particularly to those fresh to the blogosphere.
Short but very precise information… Thanks for sharing this one.
A must read article!

My homepage 72 hour family survival kit