terça-feira, agosto 30, 2011

Haxixe apreendido em Nampula faz parte de lote de duas toneladas

Descarregadas em Angoche no mês de Junho

Os trabalhadores terão roubado os 90 kg de droga com alegação de a terem confundindo com leite.
Finalmente, a Polícia da república de Moçambique (PRM), ao nível da província de Nampula, convocou, ontem, a imprensa para revelar os contornos da investigação que vinha levando a cabo para o esclarecimento da origem dos cerca de 14 kg de haxixe, apreendidos na posse de um cidadão em meados deste mês, na cidade de Nampula. Na conferência em alusão, a polícia apresentou 11 indivíduos detidos em conexão com o caso.

Como o jornal O país já vinha reportando, Faustino Omar, cidadão moçambicano de 56 anos de idade, exercendo actividade comercial e pesqueira no distrito de Angoche, foi apresentado à imprensa como sendo o cabecilha da rede ao nível daquele distrito. Aliás, dos 11 indivíduos, nove trabalham na actividade pesqueira, dos quais consta um idoso de 71 anos de idade, que responde pelo nome de Zacarias Omar, que se supõe que esteja envolvido neste crime. Dos dois restantes, um chama-se Alexandre Justino, que encontrado na posse dos 14 kg no dia 16 do mês em curso, o que originou esta investigação. O outro é um professor primário na cidade de Nampula, denunciado pelo seu companheiro como sendo integrante da rede.

O porta-voz da PRM em Nampula, Inácio Dina, diz que o relatório preliminar da equipa que vinha investigado o caso concluiu que nos dias 3 e 4 de Agosto em curso um navio, no alto mar, nas proximidades de uma das ilhas do distrito costeiro de Angoche, terá, através de barcos pertencentes a Faustino Omar, descarregado cerca de duas toneladas de haxixe. A droga teria sido transportada por barcos para o município de Angoche, de onde seguiu via terrestre para outros destinos que a polícia ainda está a apurar.

De acordo com o porta-voz da polícia, durante o processo de transporte da droga do mar para terra, alguns elementos envolvidos terão roubado 90 kg daquele produto e enterrado na ilha Aubi, naquele distrito. E foi parte dessa droga que foi encontrada a ser vendida, em moldes descritos como profissionais nos meandros do crime, na cidade de Nampula, no dia 16 do mês em curso.

Fonte: O País online - 31.08.2011

Sem comentários: