quinta-feira, setembro 01, 2011

Samora Machel sobre e exploração e exploradores

(...) Agora o conhecimento é um instrumento explorador no sistema capitalista. O conhecimento do indivíduo - estudou poucozinho ou licenciou-se. Bem, tem o seu diplomazito pronto, está pronto, está autorizado a explorar. Faz lá ...segui as...seguiu lá... Letras. É senhor doutor, chegou aqui, senhor doutor, doutor de explorar. Ouviram? Não é doutor para ensinar o povo. Doutor aonde também, com um conhecimento bastante reduzido, pequenito, fraco, débil, que necessita de outros, do apoio de outros. Ele não reproduz senão uma repetição daquilo que foi inculcado pelo capitalismo. É uma repetição. Não cria absolutamente nada, porque está isolado do povo. Está isolado da prática.

A primeira ganância, criar colégios. Quem vai a esses colégios? É o povo? Quem vai lá? quem vai lá? A escola deixa de ser a base para o povo tomar o poder. É ou não é? Passa a ser um instrumento de exploração. É ou não é? Não queremos em Moçambique. Não há lugar para exploradores aqui. Preto ou branco não pode explorar o povo. O dever de cada um de nós - dar tudo ao povo, sermos os últimos quando se trata de benefícios, primeiro quando se trata de sacrifício. Isso é que é servir o povo. Servir o povo. Os nossos conhecimentos devem morrer na terra. Os nossos conhecimentos devem ser examinados constantemente pelo povo. Ouviram, camaradas? Ouviram?

Alguns já estão a organizar-se para comprar 10 tractores. Já exploraram a zona onde vão produzir (...). Não há produção individual em Moçambique. Produção colectiva, para colectivamente matarmos a fome, matarmos a miséria no nosso país. Ouviram? Porque esses individualistas são, ao mesmo tempo, instrumentos do imperialismo, não são, eles? Onde vão encontrar dinheiro? Vocês todos são pobres aqui (...). Daqui a três anos nos vamos ver alguns levantar um edifício de 15 andares. Onde arranjou o dinheiro? (...) Se eu levantar um prédio, façam o favor de me perguntarem. Ouviram? Perguntar 'então, camarada Samora, aonde arranjou o dinheiro? Três anos? Três anos de independência! Camarada Samora, então onde está o povo agora? O povo também já tem muitos prédios?' Estão a ouvir?
Temos de combater contra os exploradores do povo, e se pudermos, liquidar ainda no estado embrionário, matar o pintainho no ovo, hem?" Samora Moisés Machel

Fonte: Retirado do Mural de Hélder Xavier

Sem comentários: