quarta-feira, agosto 10, 2011

Marcelino dos Santos insiste que o país deve regressar ao Socialismo


Marcelino dos Santos insiste que Moçambique deve regressar ao Socialismo para minimizar a crise por que está a passar.
Falando perante uma plateia composta por estudantes da Universidade Pedagógica, em Maputo, o veterano de luta de libertação nacional e antigo vice-presidente da Frelimo disse que, se Moçambique tivesse continuado com o regime socialista, o país não estaria envolto
numa crise em que se encontra agora, ou seja, “estaríamos em melhor situação que hoje”.
Segundo Marcelino dos Santos, o país está agora a viver a exploração do Homem pelo Homem, onde o dinheiro está nas mãos de poucos, enquanto muitos nada têm. Para Dos Santos, a solução é o país voltar ao Socialismo e a Frelimo ao partido Marxista-leninista, tal como defendia Samora Machel.
“Estou a lutar pelo Socialismo porque, hoje, é evidente que todo o mundo vai passar para o Socialismo”, defendeu Dos Santos.

Fonte: O País - 11.08.2011

13 comentários:

Nelson disse...

A idade fazendo das suas!
M.S devia olhar à sua volta e ver hoje o socialismo na Rússia, Cuba e China.
Que o dinheiro esteja nas mãos de poucos não é necessariamente culpa de Moçambique ter abandonado o socialismo.

Reflectindo disse...

Talvez o que Marcelino dos Santos não quer é pedir desculpas pelo que fez em nome do socialismo e na pretensão de transformar o Movimento de Luta de Libertação Nacional é um movimento comunista com todas as suas consequências.

Quanto ao sistema que pretende reinsistuir que ele saiba que foi a pior coisa que Mocambique experimentou. Lembramo-nos ainda que ele ia para Inter-Franca e nós ficávamos na bicha todo o dia para apenas 1 kg de açúcar. Lembramo-nos dos com cartão de membro da Frelimo para comprar um Xirico e nós "njet".

Poderá nos dizer Marcelino dos Santos, porquê a Rússia e os países que faziam parte da União Soviética, a ex-RDA, Iugoslávia, Albânia, a Polónia, os que estavam avançados no sistema socialista, não regressam ao socialismo?

Na minha opinião, Marcelino dos Santos tem o direito de discutir e insistir o regresso da Frelimo (partido)ao Marxismo-Leninismo. Porém, essa discussão e insistência, deve ele fazer nas sessões do Comité Central, nas reuniões de quadros da Frelimo, durante a elaboração das teses dos congressos da Frelimo, nas reuniões da OJFrelimo, da Liga da Mulher da Frelimo. Isso me parece que o velho nunca faz senão incitar até pessoas que não são membros da Frelimo.

Nelson disse...

Numa altura em que o povo reclama a forma com o poder e as riquezas de Moçambique são detidas por um punhado de gente, marcelino pode querer parecer "voz do povo" e se olharmos da forma como os companheiros de luta de Marcelino advogam por actos ou discursos, o capitalismo as vezes até selvagem, Marcelino pode parecer a "voz da discordia" mas como bem dizes, Marcelino tem o fórum próprio onde podia apresentar esse seu pesadelo de querer voltar ao socialismo coisa que provavelmente nem ele mesmo acredita.

Muna disse...

Deixem o homem viver na sua utopia.

Zicomo

Heyden disse...

Concordo com Marcelino.

Nelson disse...

Eu tou farto de ouvir esses cotas dizerem cá fora oque eles não tem "tomates" de dizer lá no partidão. Vem ai o X congresso uma boa opurtunidade para Marcelino dos Santos se fazer ouvir. Ele deve é estar arrependido por não ter acumulado tanto quanto os outros.

Reflectindo disse...

Heyden, o concordas com Marcelino dos Santos? Que Mocambique tem que voltar ao nível da Coreia do Norte?

Reflectindo disse...

Nelson, é isso que estou a questionar. Alguém já ouviu que Marcelino dos Santos levantou a questão de a Frelimo regressar a Partido de Vanguarda, Partido Marxista-Leninista em fóruns daquele partido?

Por outro lado, quem afirmara que Mocambique já tinha um presidente do povo, referindo ao empresário Armando Guebuza, não foi o velho Marcelino dos Santos?

Alguém leu ou ouviu alguma interpelação de Marcelino dos Santos quanto à afirmação de Alberto Chpande que lutaram para serem ricos?

O que Marcelino dos Santos, e mesmo Graça Machel, também empresária, fazem é de facto oportunarem-se do desespero dos moçambicanos para se manterem no poder e não menos a favor da Turma de Nachingweia.

Abdul Karim disse...

A ma implementacao do socialismo, nao significa a que nao seja o sistema mais "equilibrado",

O socialismo na sua vertente comunista foi mau pra Mocambique, e a correccao para um socialismo democratico foi a melhor opcao que Mocambique, Frelimo e Renamo fizeram.

Agora pra mim, acho que problema 'e ter-se perdido a nocao do socialismo, sair-se do comunismo para o capitalismo, dizendo-se ser socialismo democratico.

Marcelino tem Razao, eles estiveram perto, apenas falharam porque foram tambem intolerantes com opinioes divergentes, e 'e ai onde acho que Mocambique evolui no papel, ao optar por Socialismo Democratico, e "capota" na pratica por aplicar o capitalismo como sistema pratico da "coisa" e manter-se a intolerancia quer por razoes politicas, sociais ou economicas.

Vamos cuspir o Odio, Vamos ao Socialismo Democratico, Escolhemos Bem, so falta mesmo, aplicarmos de melhor maneira, e avancamos,

Podera ser sem duvida, um Grande Volta-face da Frelimo, um suavizar das "pretencoes" do Dlakhama, e ainda um alivio e alegria para o Povo.

Vamos Nessa, Socialismo Democratico, anima, 'e moderno, parece mais equilibrado, e pode resolver-nos muitos problemas,

Vamos la "concertar" o Nosso Pais, torna-lo mais Moderno, Civilizado, Inteligente na sua vertente politica, social e economica, e vivermos mais em Paz conosco proprios.

Vamos Nessa.

Pra Uma Revolucao Socialista Democratica e Criativa.

Vamos Nessa.

Reflectindo disse...

Mano Karim, interpelo-te amanhã.

Reflectindo disse...

Mano Karim

1) Má implementação do socialismo? O problema é que não é só Moçambique sob Frelimo que mal implementou o socialismo e por essa razão recomenda-se Marcelino dos Santos a olhar nos países que eram mestres do socialismo e o abandonaram (ex- União soviética, ex-RDA, Camboja, etc) e os que teimam em seguí-lo até aqui (Coreia do Norte, Cuba).

2) O problema de Marcelino dos Santos é não falar do perfil e quiçá manifesto da Frelimo, partido conhecido como o dele. Marcelino dos Santos quer repetir os erros, fazer voltar o país à ditadura proletária com todas as suas consequências. Entenda-se que o país voltar ao socialismo significa todos nós comungarmos uma única ideologia (MONO) e economicamente sermos como Coreia do Norte.

3) Marcelino dos Santos confunde justiça social com pseudónimos socialismo, comunismo, marxismo-leninismo. Os países com sistema de justiça social não são socialistas muito menos comunistas, não são governados por partidos marxistas-leninistas como ele quer nos convencer.

4) Marcelino dos Santos pretende culpar à democracia multipartidária nos desmandos protagonizados pelos seus camaradas de arma. Marcelino dos Santos não discute isso em fóruns próprios e cada assunto no seu espaço e tempo. Quando Marcelino dos Santos está numa instituição pública há assuntos para abordar, por exemplo corrupção, enriquecimento ilícito, saque dos nossos recursos, justiça, etc., Quando ele está no Comité Central da Frelimo, que ele discuta a ideologia do partido. Entretanto, Marcelino dos Santos nunca discute isso em fóruns ligados à Frelimo o que significa que o que ele pretende é apenas perpetuar a Frelimo nos desmandos da nação. Ele forçou ontem Armando Guebuza, a quem chamou governante do povo. Hoje, terminados os mandatos de Guebuza, ele deve ter encontrado uma outra forma de enganar os incautos, forçando-os a aceitar o seu candidato (o candidato de Marcelino dos Santos).

5) Finalmente, Moçambique não precisa de voltar ao socialismo, mas sim implementar uma democracia multipartidária genuina, e, quiçá a Frelimo na oposição. Num sistema multipartidário, precisam-se partidos de todas as ideologias, daí que se a Frelimo se definisse como partido socialista e defendesse essa ideologia, seria a mais valia para Moçambique. O problema é que a Frelimo tornou-se um partido sem ideologia e nem moral e ética. Isso é que Marcelino dos Santos devia discutir nos fóruns do seu partido. Assim ele ser-nos-ia útil.

Abdul Karim disse...

'E possível que tenhas Razão,

Nao sei se ele quer um regresso ao Comunismo ou ele aceita hoje que Democracia foi conseguida com sangue, e pretende-se mante-la.

Seria muito agradável ter um Marcelino Socialista, com tendência Democrática.

Isso Seria Muito Bom, Mesmo.

Assim como 'e Bom, ver que ele tem ainda o discernimento para perceber que nao estamos no caminho certo, e que existem de facto alternativas e podemos Juntos trabalhar para que "nao estejamos perdidos no meio do mar" como diz Mabunda.

Vamos esperar pra ver.

Reflectindo disse...

O problema de Marcelino dos Santos é de pensar que é o país todo que tem que voltar ao socialismo para construir o comunismo. Ninguém interpreta mal o que Marcelino dos Santos diz porque ele é muito claro quando fala.
Marcelino dos Santos chama por quinquilharias aos partidos da oposição. Não se preocupa com o estádio da nossa democracia mas com o facto de não voltarmos ao partido único. Ele não acredita em alternativas. Marcelino dos Santos é muito diferente de Jorge Rebelo.
Marcelino dos Santos é quem até hoje não respeita os termos da paz e reconciliação acordados em Roma, a ponto de virar as costas a Afonso Dhlakama.