terça-feira, agosto 16, 2011

Liderado por Tomáz Salomão: Secretariado executivo da SADC acusado de gestão danosa

O secretariado executivo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, liderado pelo economista moçambicano Tomaz Salomão, que cumpre o seu segundo mandato à frente da organização baseada em Gaborone, capital do Botswana, é alvo de denúncias de gestão danosa.
Segundo o Diário de Moçambique da Beira, a denúncia foi feita ontem (Segunda-feira) pelo presidente cessante do Conselho de Ministros da SADC, o namibiano Hage Geisgop, o qual avançou que o caso está em investigação dentro do comité da auditoria e espera que a sua sucessora desde ontem, a angolana Ana Dias Lourenço, dê prosseguimento para o esclarecimento do que possa ter acontecido.

Ainda segundo o Diário de Moçambique, o Governo moçambicano, através do ministro dos Transportes e Comunicações, Paulo Zucula, já reagiu e disse ontem, em Luanda, que, neste momento não há uma posição a tomar, sobretudo porque nem há ainda evidências.

“As posições que se vão tomar não serão aqui, mas lá dentro, quando as questões estiverem a ser levantadas. Mas o nosso entendimento é que há um grupo de trabalhadores que levantou questões de gestão. Ora, essas questões não foram ainda investigadas nem auditadas, nem houve inquérito ainda. Por isso, enquanto não houver evidências, ou através de um inquérito ou através de uma auditoria, e, dentro dos próprios órgão da SADC, para nós não passam de puras alegações, que têm que ser verificadas” explicou o ministro Zucula.

Questionado se Moçambique, país de origem de Salomão, tinha sido notificado sobre o caso, Paulo Zucula respondeu, afirmou que “Moçambique, como tal, não tinha sido notificado. O problema tinha sido levantado. Que eu saiba, em nenhum momento, nunca foi dito que o problema é o secretário executivo. Fala-se do secretariado”.

“O Tomaz que nós conhecemos é nosso quadro, não é esse, é uma figura de prestígio, é uma figura moçambicana. É um quadro nosso que nós prestigiamos... não se fuzila um quadro bom... Ele pode cometer erros”, sublinhou o governante moçambicano.

Fonte: Rádio Mocambique - 16.08.2011

6 comentários:

Muna disse...

Também ouvi.

Hehehehehe

E o Governo está preparar um dossier para o defender.

Zicomo

Anónimo disse...

Ele nao aprendeu outra coisa na frelimo isso é normal !!!!

Muna disse...

Risos

Ha pessoas que gozam mesmo pa

Zicomo

Anónimo disse...

risos sim senhor!!!!
tinhas outras ideas?

Anónimo disse...

FRELIMO SÓ SABE TREINAR LADRÕES! ESPERAVA-SE OUTRO COMPORTAMENTO DUM QUADRO DA FRELIMO PÓS SAMORA?
YOWÉÉ...

Muna disse...

Voces gozam, pa.......

Zicomo