domingo, agosto 07, 2011

Porquê os comerciantes não querem dar recibos

Notei com muita pena que muitos comerciantes em Moçambique não querem dar recibo. Porquê será?

7 comentários:

Heyden disse...

Na Sena Centro na cidade da Beira, uma Bateria de marca Delkor, sem recibo, custa 3.200 MZN, mas se queres com recibo, custa 3.800 MT. Geralmente, os vendedores ti perguntam: Para empresa ou para si? Se a sua resposta for, 'para mim', ainda te perguntam 'quer com recibo ou sem recibo'. Geralmente eu quero sem recibo. Mas ha sitios onde nao ti dao recibo porque o homem da caixa nao quer dar entrada do dinheiro na caixa, quer meter no bolso.

Miller A. Matine disse...

Penso que o comentario do Heyden responde a pergunta "o que se ganha ou perde dando ou recebendo um recibo"? Se uma bateria sem recibo custa 3.200, quer dizer, o comprador poupa 600 Mtn, tambem nao me custa acreditar que o vendedor ganha muito nesse jogo. Nao pode ele desperdicar ou colocar em causa os 600 por uma folha apenas chamada recibo. Nao acha isso Mestre?

Reflectindo disse...

Heyden responde a pergunta sobre o que se ganha e quem ganha quando o comerciante não dá recibo. Mas ouso dizer que nem todas vezes ou que não são muitas vezes que o comprador é convidado a escolher se quer ou não ter recibo. Em alguns estabelecimentos comerciais, eu próprio tinha que pedir recibos com insistia, ademais, notei que havia diferentes livros de recibo.

Neste jogo, cheguei também a uma outra ilação. Em Nacala-Porto, num certo período, um saco de cimento custava 300,00 Mt. Às tantas, o preço desce em alguns estabelecimentos comerciais para 275,00 Mt e 280,00Mt. Eis que um amigo meu manda alguém para comprar 10 sacos de cimento, calculando a 300,00Mt. Porém, naquele estabelecimento onde foram comprar, o cimento custava 280,00. Será que eles trouxeram o troco, antes de que eu falasse ao meu amigo dos novos preços de cimento e ele exigisse que o trouxessem o recibo?

Ora, se bem que concluímos que nesse jogo o vendedor e/ou o comprador podem estar a ganhar, quem perde então?

Anónimo disse...

Também em qualquer Pais , incluindo Portugal/UK também acontece o mesmo.
1-É que com cash de 3200, não faz o registo, e não contabiliza a venda, não paga imposto colectivo.
2-Com recibo terá de pagar o IVA de 19% sobre a venda, sejam 3 800 mts, e mais..terá o registo de venda que ficará sujeito a declaração de impostos da empresa, sobre os 3200, menos os custos.

Fungulamasso

Reflectindo disse...

Caro Fungulamasso,

Qual é a consequência disto para um país? Será que entre nós assumem-se as consequências?

Mas tendo uma atenção particular para Mocambique, podemos questionar a consequência às empresas e qualquer investimento. Eu cheguei de saber (disseram-me) que num x estabelecimento comercial o empregado introduz seus produtos e aproveitando o não passar recibo, ele faz passar que os vendidos são os dele e não do proprietário do estabelecimento.

Miller A. Matine disse...

Digamos entao que trata-se de um jogo em que ninguem perde. Senao vejamos: O comprador fica com os trocos, o vendedor obviamente que tambem com outros... Acha que eh o Governo? Talvez o Pais, mas o que eh o Pais senao a juncao desses elementos?

Reflectindo disse...

Caro Miller,

Claro que nesse jogo, o maior perdedor é o Estado e daí com todas as consequências. É fuga ao fisco ou evasão fiscal.
Quando é o Estado a perder, somos todos nós. No pior, são poucos os pobres que se beneficiam da evasão fiscal. É a evasão fiscal que permite ao enriquecimento ilícito.
Como quem perde é o Estado, o governo devia agir no sentido de obrigar os comerciantes a passarem recibos aos compradores, daí maior recolha dos impostos de consumo. Na Suécia, todo vendedor é obrigado a perguntar o comprador se quer ter recibo ou não. Por outro lado, todo o cidadão envolvido na evasão fiscal é criminoso.