quinta-feira, agosto 11, 2011

O país nunca ganhou dinheiro com a exportação da madeira

O Estado nunca tirou dividendos da madeira que, de há alguns anos para cá, é exportada em grandes volumes para os mercados asiático e para a China, em particular. O nosso país só recentemente despertou para esta realidade, quando aprovou, a 13 de Agosto do ano passado, o decreto 7/2010, mas cuja operacionalização só aconteceu... no mês de Julho de 2011.
... Apercebendo-se de que estava a perder dinheiro e a ver muita madeira a sair do país, com ganhos apenas para os exportadores, o Governo decidiu criar uma Taxa de Sobrevalorização da madeira, em decreto aprovado a 13 de Agosto do ano passado (decreto 7/2010). Esta taxa deveria ser acrescida aos preços de referência na exportação da madeira e, assim, encarecer o seu custo, desencorajando a sua frenética procura. Mas estes preços de referência ainda não existiam sequer. Ler o texto na íntegra aqui.

Fonte: O País online - 11.08.2011

Reflectindo: Cada dia revelam-se coisas no meu país que provocam indisposição.

2 comentários:

Muna disse...

Moçambique é oásis da Frelimo.

Zicomo

Reflectindo disse...

Lembro-me de um concidadão que hoje é membro do Conselho de Ministros desde o primeiro mandato de Armando Guebuza que defendeu o saque da nossa madeira no Diário de um sociólogo...