quinta-feira, agosto 18, 2011

Frelimo diz-se confiante na vitória nas eleições intercalares em Cuamba


Apesar do edil de Cuamba ter renunciado ao cargo por alegada má gestão, a Frelimo acredita que ainda tem credibilidade e, por isso, os eleitores vão escolher o seu candidato.

Depois da renúncia de Arnaldo Maloa ao cargo de presidente do Conselho Municipal de Pemba, por alegada má gestão, colocou-se em causa a credibilidade da Frelimo naquela autarquia, visto que foi através deste partido que ele foi eleito. Todavia, a Frelimo diz estar segura que vai reeditar a vitória obtida nos pleitos anteriores e o porta-voz dos “camarada”, Edson Macuácua, justifica esta crença com a capacidade organizativa e idoneidade do partido. Segundo Macuácua, a Frelimo já se prepara internamente para as eleições intercalares em Cuamba e aguarda apenas pela marcação da data do sufrágio.

Fonte: O País online - 18.08.2011

Reflectindo: 1) A Frelimo vai vencer as eleicões intercalares devido à capacidade organizativa? É a capacidade de organizar o quê? Estou curioso. Idoneidade significa aptidão adquirida pela prática. Agora temos a idoneidade da Frelimo.
2) Será verdade que a credibilidade da Frelimo não está em causa quando é sabido que: a) a renúncia se deve à prática de corrupcão? b) a Comissão Política da Frelimo usurpa o poder do eleitorado local? c) a Frelimo forcou a renúncia do edil para protegê-lo contra a justica? d) que proteger e promover corruptos é costume da Frelimo?

4 comentários:

Anónimo disse...

Eu penso que sim, ele tem razao:
uma vez que a nossa Oposiçao aínda se encontra numa sonecada!!!
Por outro lado esta é uma Pré-visao para os anos de 2013 e 2014 respetivamente.


MArvin

Reflectindo disse...

Mas também não todo eleitorado que está a sonecar ou mesmo dormir profundamente?

Muna disse...

Visto, lido, passa.

Zicomo

Reflectindo disse...

Quanto à capacidade organizativa, há que ter em conta que o crime em Mocambique é organizado por quem tem capacidade organizativa, daí se mataram, Anastácio Munamela, Carlos Cardoso, António Siba-Siba, entre outros e nem sabemos que foram os mandantes e em alguns casos nem os executores. O mesmo acontece acontece com as fugas do Anibalzinho que provavelmente recomeçarão quando as eleicões autárquicas e gerais aproximarem. Sempre essa coincidência?!?! Não, é a capacidade organizativa.

Por outro lado, temos os casos como o do Changara, Lichinga, onde a votação já atingiu mais do que 100% dos registados. É uma capacidade organizativa, nada é de brincar. O uso de tinta indelevel como se verificou em Nacala-Porto, Ilha de Mocambique entre outros lugares, é capacidade organizativa. Isso não é nada coisa fácil; manipular os dados no computador ao nível do Albuquerque da Beira é só com quem tem capacidade organizativa; movimentar eleitores é só com capacidade organizativa.