segunda-feira, outubro 03, 2011

Moçambique: Nampula comemora 19 anos de paz

Igreja Católica promove "Semana de Oração pela Paz" em Nampula

Escute aqui

A Comissão Arquidiocesana de Justiça e Paz e a Faculdade de Direito da Universidade Católica de Moçambique, estão a promover na cidade de Nampula, a semana de “Oração pela Paz”, alusivo às comemorações dos 19 anos da assinatura dos acordos de paz que se assinalam a 4 de Outubro.
A semana está a ser caracterizada pela realização de diversas actividades de índole cultural, académicas e religiosas, envolvendo a sociedade civil, governo, políticos, religiosos e académicos.
A semana de oração pela paz, acontece numa altura em que os cidadãos na cidade de Nampula afirmam que o alcance dos acordos de paz em 1992, está a trazer ganhos significativos, na medida em que o país está a ganhar várias infra-estruturas sociais e económicas em todos os locais.
Falaram da construção de estradas, pontes, escolas, unidades sanitárias, entre outros.
Para o Professor Doutro Brazão Mazula apesar das conquistas nos últimos 19 anos, a paz continua ameaçada, sobretudo porque segundo ele, “não se justifica que um país democrático continue a ter um exército militar partidário, como é o caso dos ex- guerrilheiros da Renamo”.
Para além disso, falou da questão da exclusão social, que para ele foi o motivo principal das manifestações de 5 de Fevereiro de 2009 e 1 e 2 de Setembro 2010, respectivamente.
Por seu turno, o arcebispo de Nampula Tomé Makueliua, disse que: “ da mesma força e coragem que os moçambicanos tiveram em lutar pelo alcance da Paz, assim devem ter a coragem de lutar pela justiça social, pela igualdade, pela eliminação de intimidações e pela instauração de um sistema de igualdade de oportunidades para todos”.

Ouça a reportagem do Faizal Ibramugy aqui.

Fonte: Voz da América - 03.10.2011

Sem comentários: