quinta-feira, outubro 27, 2011

Lindiwe Mazibuko lidera bancada da AD

A ALIANÇA Democrática (AD, oposição oficial no parlamento sul-africano) elegeu ontem Lindiwe Mazibuko, pela primeira vez uma negra, como líder da bancada parlamentar. Além de ser a primeira mulher a liderar a bancada parlamentar de um partido político na História sul-africana, Mazibuko tornou-se também a mais jovem líder de uma bancada parlamentar do país e a primeira negra a exercer estas funções na maior força política da oposição sul-africana, que é liderada por Helen Zille.

Lindiwe Mazibuko, 31 anos, conquistou 50 votos dos deputados da AD, contra 31 somados pelo seu principal adversário na corrida à liderança da bancada parlamentar do partido, Athol Trollip, um branco que é líder da AD na província do Cabo Oriental.

A eleição de Mazibuko - considerada uma das mais promissoras e carismáticas políticas sul-africanas - irá aumentar a capacidade de penetração da Aliança Democrática no eleitorado negro a nível nacional, considerado quase "exclusivo" do Congresso Nacional Africano (ANC) desde 1994, afirmam comentadores políticos sul-africanos.

Com efeito, e apesar de ter crescido de forma sistemática no parlamento e de ter conquistado uma maioria política confortável na província do Cabo Ocidental (onde a sua líder, Helen Zille, é a "premier" e outra mulher, Patrícia de Lille, esta mestiça, presidente da Câmara), a AD admite dificuldades de mobilização entre o eleitorado negro, mesmo entre os descontentes com a "performance" governativa do ANC, face às feridas abertas pelo "apartheid". A líder da oposição oficial, Helen Zille, terá agora razões de sobra para reforçar a ideia frequentemente lançada pelo partido de que a AD é a mais multirracial das forças políticas sul-africanas, afirmam analistas.

Lindiwe Mazibuko previu numa entrevista concedida esta semana na Cidade do Cabo que o seu partido atingirá os 30 por cento de votos nacionais nas legislativas de 2014, o que lhe garantirá a conquista de 262 assentos na assembleia nacional, onde actualmente detém 142, dos 490 deputados que constituem o parlamento sul-africano.

Fonte: Jornal Notícias - 28.10.2011

Sem comentários: