Harare - A morte do antigo dirigente líbio Muammar Kadhafi deve servir de lição aos regimes autoritários de África, escreve hoje (sábado) a imprensa independente do Zimbabwe.
"Pensamos que a morte de Kadhafi servirá de lição crítica e de aviso para os outros dirigentes autoritários de África e doravante: o reino do punho de ferro terá inevitavelmente o seu fim um dia", sublinha o jornal Newsday no seu editorial.
"Para África em geral, e o Zimbabwe em particular, os acontecimentos na Líbia provam uma vez mais que o reino do punho de ferro terminará e, em muitos casos, o fim daqueles que presidem as instituições é sempre brutal", adianta o jornal, acrescentando que Kadhafi merecia uma "punição".
"O fim da Jamahiriya (o governo de Kadhafi) deve servir de aviso para o poder que repousa numa brutalidade de Estado contra as pessoas que deviam proteger", escreve por sua vez o Daily News.
"Durante quatro longas décadas, a família Kadhafi e os seus acólitos limparam as mãos sobre os direitos do povo líbio com grande indiferença. (...) Kadhafi simboliza o fim de uma ditadura brutal".
O Zimbabwe havia expulso o embaixador líbio em Harare quando este reconheceu o Conselho Nacional de Transition (CNT) como novo poder na Líbia, em princípios de Setembro.
Robert Mugabe, que era um aliado próximo de Kadhafi, acusou a OTAN de ter atacado a Líbia a fim de explorar os recursos petrolíferos do país.
Fonte: Angolapress - 23.10.2011
2 comentários:
Nao so na morte do Kadhafi, temos aínda situacoes como aconteceu na Costa Marfim, Egipto, Tunésia e outros mais.Todos esses Paises teviam ser consideradas duma liçao, mas nem com isso, o certo é que alguns ainda cara sem vergonha querem tirar mais proveito olhem nas intercalares no caso do nosso País. Mas o problema dos intocaveis continua... Eles estao a espera das eleicoes de Angola. Como fará o governo de Angola para repressar o seu povo, para entao tirarem liçoes com ajuda da FIR! Eu pessoalmente nunca pensei que o Mugabe fosse assim tao vivo, como o lhe vi nas comemoraçoes do dia do Samora Machel,dentro de mim mesmo atestei que até ele pode ficar mais 100 Anos no poder nao mostrou nada de vilhice ou de doença. Esse é AFRICASISMO PURO:
Marvin
Um ditador acontece, quando com a sua loucura de ser Deus e Diabo, junta-se um povo a aplaudi-lo e junta-se a apoiá-lo a força militar.
No fundo, todo o covarde, manifesta-se através da força da arma...no fundo, todos somos culpados por permitir que os tiranos se sintam nossos donos...mas eles também caiem...um dia!
Enviar um comentário