Addis Abeba – A União Africana (UA) levantou a suspensão da Líbia e autorizou o Conselho Nacional de Transição (CNT) a ocupar o assento do país junto da organização continental, após a morte quinta-feira do guia líbio, Muammar Kadhafi, noticia hoje (sexta-feira) a PANA.
O Conselho de Paz e Segurança (CPS) da UA, do qual a Líbia é membro, levantou a suspensão " em circunstâncias excepcionais" e " sem prejuízo"» das leis da organização continental que proíbem os Governos anticonstitucionais.
O CPS declarou que as circunstâncias na Líbia eram excepcionais e únicas , " com a partida de Kadhafi que se tinha eternizado no poder".
O CPS decidiu, segundo a nota, autorizar as autoridades actuais da Líbia a ocupar o assento da Líbia nos órgãos da UA, indicou um comunicado da UA divulgado quinta-feira à noite.
O CNT anunciou que os seus combatentes mataram o coronel Muammar Kadhafi durante a batalha para a libertação de Sirte, a sua cidade natal.
Antes, a UA tinha insistido que apenas levantará a suspensão da Líbia se o CNT aceitar proteger os interesses dos trabalhadores estrangeiros, principalmente os da África Subsariana que são perseguidos pelos combatentes do CNT desde a batalha para a destituição do regime de Kadhafi.
Fonte: Angolapress - 21.10.2011
Sem comentários:
Enviar um comentário