quinta-feira, outubro 27, 2011

Recenseamento Eleitoral com Irregularidades

Brigadistas do STAE dizem que receberam ordem para não registar nova inscrições durante o recenseamento.
Brigadistas afectos nos 12 postos de recenseamento no município de Cuamba disseram a TIM que receberam orientações para não aceitarem registar novas inscrições aos cidadãos com idade eleitoral durante o processo de recenseamento em curso.
Numa ronda efectuada aos postos de recenseamento no município de Cuamba, província do Niassa, nossa reportagem constatou que o processo de actualização não abrange cidadãos que pretendem obter o cartão do eleitor pela primeira vez, ainda que tenham completado 18 anos de idade, como manda a lei.
Para o MDM a decisão de não efectuar novas inscrições mostra claramente que os órgãos eleitorais não estão preocupados com as abstenções que se tem verificado em quase todos processos eleitorais no país.

Entretanto, o fiscal do partido Frelimo disse na ocasião que a lei está para ser cumprida.

Foi durante a realização desta reportagem onde os repórteres da TIM acabaram sendo detidos por agentes da PRM e enclausurados por alguns instantes numa sala improvisada. Posteriormente foram soltos sob ameaças de voltarem a ser presos caso retornassem a fazer qualquer trabalho jornalístico relativo ao processo de actualização do recenseamento eleitoral naquela autarquia.

Fonte: TIM - 27.10.2011

Sem comentários: