sábado, outubro 22, 2011

Movimento Democrático de Moçambique quer também instalar células nas instituições públicas

Luís Boavida, secretário-geral do MDM não esconde a intenção do seu partido, de criar células no seio das instituições públicas no país, tal como faz o partido no poder.
Boavida diz que fará isso porque há membros do seu partido que gostariam de manifestar as suas alegrias dentro das instituições do Estado.

A fonte falava, esta Quinta-feira, no programa “A voz do povo” da Rádio Paz, um programa criado para que os cidadãos possam opinar em volta das eleições intercalares marcadas para 7 de Dezembro próximo nas cidades de Quelimane, Cuamba e Pemba.

Conforme explicou o Secretário Geral do Movimento Democrático de Moçambique, aquele partido não tem dúvida que as entidades legais deste país virão com argumentos, mas antes desta possível intervenção delas, há que olhar também para aquilo que o partido no poder também faz.

“Ouvimos recentemente o portavoz da Frelimo dizendo que as células no aparelho do Estado vão continuar, dai que nós também vamos criar” - disse Luís Boavida.

Num outro passo, Boavida disse não ser normal esta prática, mas já que o partido no poder assim o faz, então há que seguir a moda e se pegar melhor ainda.

Mais adiante, a fonte disse que a Procuradoria e outros poderes têm vindo a assistir esta prática que a Frelimo tem vindo a enveredar, dai que outros partidos, neste caso particular do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), também vai seguir esta forma de ser e de estar que o partido no poder tem feito.

Recorde-se que o assunto sobre as células partidárias nas instituições públicas tem vindo a ser matéria de debate neste país, onde o partido Frelimo não se cansa em dizer que as mesmas vão continuar.

Daviz Simango chega a Quelimane

Fontes próximas do Diário da Zambézia informaram que o líder do MDM, Daviz Simango, estará em Quelimane, este final de semana.

As mesmas fontes não avançaram a agenda que leva Simango a Quelimane, mas supõe-se que a viagem do líder do MDM a Quelimane poderá estar em volta do processo eleitoral, ou por outra, ver no terreno como é que as “coisas” vão ao nível do seu partido.

Recorde-se que em menos de seis meses, Daviz Simango já visitou mais de três vezes a cidade de Quelimane.

Fonte: Diário da Zambézia in @Verdade - 21.10.2011

Reflectindo: Não concordo que o MDM crie células nas empresas sejam elas públicas ou privadas. O projecto do MDM deve ser combater energicamente a partidarização desses locais e assim libertar os concidadãos.  É preciso sermos claros que o que queremos é despartidarização da coisa pública e que não fazemos competição em coisas ruins com a Frelimo. Uma das formas de combater as células da Frelimo é informando ao público e aos funcionários de como elas prejudicam o desenvolvimento do país.

7 comentários:

Nelson disse...

Reflectindo, penso que concordo parcialmente consigo. O negócio de células nas instituições públicas devia ser algo a combater veementemente, mas parece que é uma batalha difícil
de vencer e talvez ter células de outros partidos seja outra forma de mostrar a frelimo o carácter nocivo dessa prática.

Reflectindo disse...

Nelson, pelo menos vejo duas desvantagens em o MDM criar células nas instituicões públicas mesmo que como desafio à Frelimo.

1. O MDM define-se como alternativa o que significa contrariar a mediocridade da Frelimo. É da mesma forma que os do MDM não podem praticar a corrupcão só porque os frelimista o são. O MDM não pode perder a sua imagem nesse negócio de células.

2. Ser-se da célula da Frelimo nas instituicões públicas recompensa-se com postos de direccão, impunidade em caso de crimes e sobretudo corrupcão, fraudes eleitorais, ~confusão Partido e Estado. O MDM nao pode praticar tudo isso.

Raul disse...

Cade a diferença entre o MDM e a Frelimo? Será que o MDM passará fazer tudo o que a Frelimo faz?

Que ideologias o MDM traz à esfera ólítica moçambicana?

Porque é que o MDM tem que emitar?

JOSÉ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JOSÉ disse...

Eu discordo energicamente desta pretensao do MDM, revela falta de visao e incoerencia, o MDM tem de se distinguir pela diferença, nao pode copiar as coisas mas da Frelimo, devemos todos, Partidos, sociedade civil, etc. combater vigorosamente a partidarizaçao e as celulas nas instituiçoes publicas!

Reflectindo disse...

É isso, José. Mas eu acredito que o que se falou, foi uma opinião pessoal e para provocar um debate. Portanto, acredito que não seja uma intencão do partido MDM. Aliás, o debate permite responder aos (frelimistas - tenhos os seus nomes) que acham que os outros partidos deviam fazer o mesmo.
Em termos de provocacão, estou a gostar o que Boavida fez, pois já pessoas fora do MDM ou Renamo, dão o seu ponto de vista sobre as células partidárias nas instituicões públicas.

Anónimo disse...

Bom o debate teveria continuar com a participaçoes de pessoas inteletuais dos diversos Partidos...o que nos diz o antigo Geral do MDM senhor Mussa?

Marvin