quinta-feira, outubro 20, 2011

Mugabe vai discutir com Graça Machel apoio às investigações à queda do avião presidencial

Maputo, 20 out (Lusa) - O Presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, disse a jornalistas em Harare que vai discutir com a viúva de Samora Machel, Graça Machel, formas de apoio às investigações à morte, num desastre aéreo, do primeiro Presidente moçambicano.
No discurso alusivo ao 25.º aniversário da morte de Samora Machel e 33 acompanhantes, Graça Machel pediu em Maputo o envolvimento de Robert Mugabe nas investigações, lamentando a lentidão dos governos de Moçambique e da África do Sul, país onde caiu a aeronave presidencial, no apuramento das causas do desastre.

"Posso também pedir ao meu irmão Robert Mugabe para também pôr os seus serviços, assistindo os governos de Moçambique e da África do Sul", declarou Graça Machel, defendendo que as famílias das vítimas "só querem conhecer a verdade, só e só".

As causas da queda do Tupolev que transportava Samora Machel e comitiva continuam misteriosas, depois de as delegações da África do Sul, Moçambique e ex-União Soviética, país fabricante do aparelho, terem divergido na comissão de inquérito.

Moçambique e União Soviética, na altura aliados, apontaram o ex-regime do "apartheid" da África do Sul, que mantinha relações hostis com Moçambique, como responsável pelo despenhamento, enquanto Pretória se bateu pela tese de erros de tripulação.

À sua chegada a Harare, proveniente de Maputo, onde assistiu às festividades do 25.º aniversário do desastre de Mbuzini, localidade sul-africana onde se deu o acidente, Robert Mugabe afirmou que Graça Machel se deslocará ao Zimbabué para discutir sobre formas de apoio à reabertura das investigações.

"Entendo que algumas investigações de natureza preliminar foram realizadas antes, mas ela quer muito mais informação do que realmente aconteceu e se podemos estabelecer uma ligação entre o incidente e alguma mão oculta, uma manipulação tecnológica do sistema de controlo do voo, conduzindo o avião para um lugar errado", afirmou Robert Mugabe.

"Claro que queríamos que as investigações tivessem sido feitas, mas a iniciativa dever ser do lado de Moçambique com a ajuda da África do Sul. Ela deve estar a sentir que não está a ser feito o suficiente. Ela disse que virá cá", acrescentou o chefe de Estado do Zimbabué.

Robert Mugabe teve uma relação muito próxima com Samora Machel, recebendo asilo político em Moçambique durante os anos em que dirigiu a resistência contra o Governo de minoria branca da ex-Rodésia do Sul, atual Zimbabué.

PMA.

Lusa/Fim

Fonte: Notícias Sapo - 20-10-2011

Sem comentários: