domingo, setembro 04, 2011

ZUMA PODERÁ DISSOLVER A LIDERANÇA DA ANCYL

JOANESBURGO, 04 SET (AIM) – O Presidente do Congresso Nacional Africano (ANC), o estadista sul-africano, Jacob Zuma, é tido como tendo um plano que visa dissolver a liderança da ala juvenil do partido, cujos apoiantes amotinaram - se semana passada, na sede da organização, causando danos incalculáveis.

O semanário sul-africano “City Press”, editado em Joanesburgo, escreve, na sua edição de hoje, que Zuma e seus aliados têm um plano tendente a tomar a liderança da liga, a partir da próxima semana.

Fontes do ‘City Press’ dizem ainda que Zuma tem intenção de substituir o executivo de Julius Malema por um grupo de 25 membros que até finais de Outubro próximo irá dirigir interinamente a liga.

Para o efeito, próxima Segunda-feira, o Presidente espera reunir-se com o Comité Nacional do Trabalho (NWC) do partido, com vista a comunicar o referido plano, enquanto o processo disciplinar contra Malema prossegue.

Fontes do ANC revelaram ao ‘City Press’ que Zuma e outros dirigentes da organização estão convencidos que não podem coexistir com Malema.

O plano prevê a abolição das estruturas regionais que deverão ser substituídas por outras até à realização do próximo congresso do partido, em Junho de 2012, do qual o ANC sairá com uma nova liderança.

Há vozes que sugerem que Malema será expulso ou suspenso, com vista a permitir que Zuma seja reconduzido a liderança do movimento durante o congresso.

As mesmas vozes aventam a possibilidade de Zuma não concorrer para um segundo mandato na liderança do partido se as condições não forem favoráveis, por isso que primeiro precisa afastar Malema.

Por sua vez, de acordo com as mesmas fontes, Malema tem em seu poder uma estratégia que inclui o envolvimento do antigo Presidente, Thabo Mbeki, para concorrer para a liderança do partido, numa perspectiva de afastarem Zuma.
(AIM)
CITY PRESS/JD/mz

(AIM)

Fonte: AIM - 04.09.2011

Sem comentários: