segunda-feira, setembro 12, 2011

Em Nampula: Mais doze funcionários a contas com a Justiça, indiciados de desvio de fundos do Estado

Mais 12 funcionários da Direcção Provincial da Educação em Nampula, dentre os quais o chefe da Repartição da Execução Orçamental, Orlando Rabucuane; a chefe do Departamento de Administração e Finanças, Ermelinda Eduardo, estão detidos deste a semana passada.

A detenção abrange igualmente alguns directores dos serviços distritais da Educação, nomeadamente, Agostinho Luís, de Malema; Julião Lamenta, de Murrupula; Julieta Mepetia, de Nacala-a-Velha, entre outros, por ordem da juíza da 5ª Secção Criminal do Tribunal Judicial da Província de Nampula, Natércia Mendes.

O facto surge na sequência do processo de desvio de cerca de 11 milhões de meticais na Direcção Provincial de Plano e Finanças de Nampula, no decurso do ano passado, através de duplicação de folhas de salários, funcionários fantasmas, entre outras formas de pagamentos fraudulentos envolvendo funcionários da Educação a diversos níveis, alguns dos quais já detidos.

O grupo de 12 funcionários detidos na semana finda, onze dos quais do sector da Educação e apenas uma da Direcção Provincial de Plano e Finanças, vinham respondendo em liberdade neste processo que corre na 5ª na Secção Criminal do Tribunal Judicial de Nampula.

Fonte: Rádio Mocambique - 12.09.2011

Sem comentários: