segunda-feira, setembro 05, 2011

Site revelou documento com conversa sobre saúde do presidente do Zimbábue

Wikileaks: após metátase do câncer de próstata de Robert Mugabe em 2008, a sobrevida do presidente do Zimbábue seria de, no máximo, cinco anos (Reuters)
O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, sofre de um câncer de próstata e pode morrer antes de 2013, segundo um documento diplomático americano filtrado pelo site Wikileaks e divulgado neste domingo pelo jornal zimbabuano Sunday Mail. A transcrição do documento revela uma conversa de 2008 entre o chefe do Banco Central do Zimbábue, Gideon Gono, e o então embaixador dos Estadaos Unidos em Harare, James McGee.
"O presidente Robert Mugabe tem um câncer de próstata que se propagou por metástases e que, segundo os médicos, causará sua morte dentro de três ou cinco anos", comentou Gono a McGee, de acordo com a nota. "O médico de Mugabe lhe recomendou que reduzisse suas atividades", acrescenta o documento. No entanto, Gono negou ter feito esses comentários. Mugabe, de 87 anos, viajou este ano pelo menos cinco vezes à Ásia acompanhado de suamulher, Grace, por motivos médicos.
Segundo o porta-voz presidencial, George Charamba, o casal fez essas viagens para uma operação de cataratas, à qual Mugabe se submeteu em janeiro, e por problemas nas costas de sua mulher, por causa de uma queda sofrida em sua mansão de Harare.

Até o momento, o partido de Mugabe, a União Nacional Africana do Zimbábue-Frente Patriótica (Zanu-PF), se negou a admitir que o octogenário chefe de estado tem problemas de saúde. Mugabe governou o país sozinho e de forma autoritária desde a independência do Reino Unido, em 1980, até a aliança, em um governo de coalizão, com o Movimento por Mudança Democrática do primeiro-ministro, Morgan Tsvangirai, em 2009.

Desde novembro de 2010, jornais influentes de vários países tiveram acesso a centenas de milhares de documentos do Departamento de Estado americano filtrados pelo Wikileaks. O site, dedicado a revelar documentos oficiais secretos, publicou no final de agosto 134.000 notas da diplomacia americana nas quais, ao contrário do que fazia em divulgações anteriores, revela a identidade de fontes protegidas.

Nota: Obrigado Munna pelo envio do artigo. 

1 comentário:

Anónimo disse...

Então é por causa disso que o Gono é o "manteudo"!
Tem razão a Grace-jovem e esbelta, "além de velho está inoperacional"-, de "conceder distracções" aos guarda-costas, também!
Assim, quem tem contas com Deus, tem de saldá-las , primeiro na Terra - daí Mugabe ainda irá governar mais dez anos!