quinta-feira, setembro 08, 2011

Aumenta especulação sobre saída de Eduardo dos Santos

Rui Falcão diz que nenhuma decisão "formal" foi tomada

As declarações do porta-voz Rui Falcão seguem – se à publicação de uma noticia na semana passada segundo a qual José Eduardo dos Santos irá ser substituído por Manuel Vicente o actual presidente da companhia petrolífera Sonangol.
Falcão foi agora citado pela agência Bloomberg como tendo dito que “qualquer cenário é possível” mas que nenhuma decisão formal foi tomada.
“Estamos a falar de probabilidades. Nenhuma decisão formal foi tomada pelo partido,” disse Falcão.
Na sexta-feira passada durante o nosso programa Angola Fala `Só já tínhamos abordado esta questão com Rui Falcão e este insistiu na altura que nenhuma decisão havia sido tomada.
Pode ouvir a declaração de Rui Falcão ao “Angola Fala Só” carregando aqui

Fonte: Voz da América - 08.09.2011

2 comentários:

Anónimo disse...

parece-me que a ideia vem do JES, enguanto que o Partidao ainda nao quer que ele dixe o poder!!!E isto conhecemos noutras circunstáncias quando se trata do Patidao pois nao?

Marvin

Reflectindo disse...

Marvin, o problema é que no nosso continente há poucos partidos democráticos e que dependam dos seus membros e simpatizantes. A maioria dos partidos africanos é uma pertença dos seus líderes. São os líderes que decidem ou não em abandonar a liderança. Eu costumo recomendar a leitura deste relatório: Political Parties in Africa: Challenges for Sustained Multiparty Democracy - Africa Regional Report Based on research and dialogue with political parties.

O caso de José Eduardo dos Santos deve ser consciência pessoal quanto ao que pode acontecer-lhe se teimar ou simplesmente uma táctica para acalmar as coisas já que ele está sendo abertamente contestado por angolanos, sobretudo a camada juvenil.
Os membros do MPLA muitos deles oportunistas como acontece em Mocambique, podem desejar a permanência de JES porque é uma estratégia de subsistência - A livehood strategy.