Moçambique conseguiu amealhar um total de 12 medalhas nos X Jogos Africanos que, durante duas semanas, movimentaram cerca de cinco mil atletas a competir intensamente em 21 modalidades desportivas integradas no calendário dos jogos da edição de Maputo 2011.
A maior festa desportiva do continente termina formalmente na noite de hoje em uma cerimónia a ser orientada pelo Presidente moçambicano, Armando Guebuza, e o país passará o testemunho ao Congo Brazzaville, que acolherá a próxima edição, aliás foi em seu solo que teve lugar a primeira em 1965.
No lote de medalhas conquistadas, embora nenhuma seja de ouro depois de a selecção masculina de basquetebol perder na noite de sábado diante da Nigéria (57-62), arruinando as esperanças de contar com o ouro na galeria de troféus, Moçambique conseguiu oito de bronze e quatro de prata (a última na histórica partida de sábado).
As 12 medalhas conseguidas durante as provas dos X Jogos Africanos colocam o país na 24/a posição no 'ranking' continental liderado pela África do Sul que 'papou' a maior fasquia possível, com um total de 156 medalhas (61 de ouro, 55 de prata e 40 de bronze).
A Nigéria, que aliás foi a grande surpresa ao superar até mesmo o Egipto, líder de medalhas na IX edição em Argel, capital argelina, ocupou o segundo lugar com um total de 98 medalhas (31 de ouro, 28 de prata e 39 de bronze), seguida da Tunísia que amealhou 68 e até ao início da segunda semana dos jogos ocupava o segundo lugar no quadro de medalhas.
O Congo Brazzaville, anfitrião dos XI Jogos Africanos em 2015, segue Moçambique em termos de classificação, com apenas oito medalhas (três pratas e cinco bronzes).
Aquele país do Golfo da Guiné deverá ter adquirido toda a experiência necessária na edição dos Jogos de Maputo 2011, com vista a garantir uma melhor exibição quando chegar a sua vez de acolher a olimpíada continental.
Fonte AIM - 18.09.2011
Sem comentários:
Enviar um comentário