segunda-feira, setembro 12, 2011

Candidatos a eleições intercalares foram escolhidos mas permanecem em segredo do partido

Apesar do Movimento Democrático de Moçambique ter escolhido seus candidatos para entrarem na corrida a presidência dos três municípios onde os seus respectivos edis já renunciaram e não os revelar pelo menos até ao momento, prometendo para esta semana o anúncio dos mesmos.

Tudo indica que os mesmo não serão aventureiros e que deverão ter pelo menos uma tarimba política para suportar estas eleições até porque a frelimo, pretende voltar a comandar os municípios.

Tendo em conta esta disputa uma vez que a Renamo já se distanciou deste pleito eleitoral acredita-se que  para o Município de Quelimane com menor certeza poderá concorrer Luis Boavida, o secretário-geral que passou pela Renamo na Assembleia da República e que substituiu Ismael Mussá no secretariado do partido do Galo.

Para Cuamba, poderá ser indicada também Maria Moreno, mulher que também esteve ligada as fileiras partidárias da Renamo e que defendeu desde a primeira hora foi defensora da realização destas eleições intercalares.

Para o Município de Cuamba, fala-se que foi escolhido um professor Universitário, mas que nada está decidido uma vez que a notícias que o mesmo foi transferido para Lichinga devendo apresentar-se na altura das eleições, facto que poderá pesar na manutenção do respectivo nome ou não.

Não existindo certezas até agora por mais que os nomes a serem anunciados ao longo desta semana não conste nenhum dos que avançamos, o perfil dos candidatos não será muito distante aos que estamos a prever. (Helenio Jeronimo)

Fonte: TIM - 12/09/2011

1 comentário:

Anónimo disse...

Para o municipio de Quelimane, muitos apontam o Dr. Araujo. Assim,

Ao Dr. Manuel de Araujo
Se de facto a aposta, seja do MDM ou de um outro partido qualquer, recair em ti, tens o meu apoio total.
Pior do que a Frelimo conduziu a Cidade Quelimane julgo que nao sera possivel. O edil da Frelimo nos ultimos anos arruinou a Cidade e tirou-nos o orgulho que tinhamos. Caso sejas eleito, tens que mostrar servico.
Mais: caso sejas eleito, implemente aquilo que toda a gente espera de ti: governar com humildade, dedicacao e inclusao, para unir os Quelimaneses e os Zambezianos e atrair projectos para fomentarem emprego, expandindo seus efeitos para o resto da Zambezia.

Aos Quelimaneses
Se a candidatura do Dr Araujo se confirmar (a mim nao me interessa que partido politico vai suportar sua candidatura), chegou a hora de deixarmos os partidos politicos de lado e olharmos para o futuro da nossa cidade e de todos nos. Devemos aprender com a historia recente e dizermos basta, punindo as pessoas e partidos politicos que prometeram accoes e nada fizeram! Se procedermos de outro modo, seremos tomados como loucos e nao venhamos, amanha, reclamar. Esta e a chance!
Como Quelimaneses, vamos nos unir a um jovem cujo brio intelectual, empreendedor e academico devem nos orgulhar. De pais modestos, o Dr. Manuel Araujo conseguiu grandes feitos, gracas a sua inteligencia. Hoje temos um jovem que conhece quase todo o mundo, fala muito bem linguas estrangeiras, conhece instituicoes internacionais e personalidades de grande influencia na arena mundial.
Aproveitemos a inteligencia do Dr Araujo para engrandecer Quelimane. Aproveitemos a influencia dele para sonharmos com uma cidade diferente da que hoje temos. Aproveitemos a visao que ele tem sobre a nossa cidade e sobre aquilo que ele sabe das outras cidades do mundo em que viveu, para projectarmos um Quelimane com brio.
E digo mais: nao restam duvidas que ele gosta de Quelimane. Com todas as portas abertas de quem se gradua numa universidade reputada como a de Londres, o Dr. Araujo preferiu regressar a terra e abracar uma actividade que tem estado a promover o turismo, o emprego e a admiracao pela Zambezia.
Nao pensem duas vezes. Se o Dr. Araujo for candidato, melhor escolha, neste momento, decerto, nao temos.
Se ele for apontado candidato, usemos o Facebook, emails, conversas, de tudo, para promovermos a candidatura de uma pessoa que conhecemos, de uma pessoa que conversa connosco, de uma pessoa que estudou na 25 de Setembro, jogou futebol, fez poesia connosco. De uma pessoa amiga de todos, e que ja apoiou a muita gente, tanto em Quelimane como em Maputo.

Por favor, por favor, nao votem em pessoas impostas a partir de Maputo, pessoas que a meio do caminho podem preferir deixar a canoa a Deus dara em suposta obediencia a partidos. Partidos devem servir o povo, e nao o contrario.
Chega deste estado de coisas a que estamos. Vamos mostrar que a partir de Quelimane podem vir muitos e bons exemplos de cidadania. Vamos contrariar a cegeira dos de Gaza, o regionalismo do partidao.
Vamos mostrar a todos os outros mocambicanos duas coisas: que Quelimane e pequeno Brasil e que o machuabo kan kala buruto.
Um abraco amigo de
Moniz Afonso