quinta-feira, setembro 15, 2011

Quatro americanos e um britânico detidos no aeroporto de Nampula

A polícia moçambicana deteve esta quinta-feira no Aeroporto de Nampula, norte de Moçambique, quatro cidadãos norte-americanos e um britânico na posse de uma mala contendo material bélico.
A Rádio Moçambique apurou tratar-se de 750 munições de armas do tipo FN de 5.5 milímetros, dezoito carregadores e quatro rádios transmissores da marca Motorolla.
Os individuos disseram à polícia pertecerem a uma empresa de segurança de nome “Grey Sight”, de origem norte-americana, e que teriam sido contratados para resgatar um navio algures nas aguas da Índia, supostamente sequestrado por piratas.
Os cinco indivíduos escusaram-se a prestar declarações ao jornalista da Rádio Moçambique, mas o porta-voz da polícia moçambicana em Nampula revelou que eles chegaram a Moçambique depois de terem saído dos Estados Unidos, com escalas em Addis Abeba (Etiópia) e Nairobi, a capital do Quênia.
A fonte disse ainda que de Nampula, o grupo viajaria até à cidade de Pemba, já na província de Cabo Delgado, de onde partiriam em pequenas embarcações ao encontro de um navio que se encontra a 12 milhas da costa moçambicana. Daqui seriam transportados para a Índia, onde se supõe estar a embarcação sequestrada.
Tal navio, acrescentou a fonte, baseando-se nas declarações dos individuos ora detidos, é propriedade de uma empresa alemã especializada na detecção de embarcações sequestradas por piratas ao longo do Oceano Índico.
O porta-voz da polícia em Nampula revelou que o caso será matéria de aturada investigação, chamando a atenção para o facto de os cinco indivíduos terem declarado que transportavam consigo aquele material após terem recebido a informação, junto das autoridades aeroportuárias locais, de que não havia nenhuns impedimentos legais.

Fonte: Rádio Mocambique - 16.09.2011

7 comentários:

Heyden disse...

Estareis a pensar que sao encomendas da RENAMO? Nao sao nada. Esse pessoal e da SEAL. Fizeram o mesmo no Paquistao entrar, alojar-se e eliminar BIN LADEN. Estao apenas de passagem. Deixe-os ir. Nao serve de nada mostrar um bom trabalho onde nem e necessario. Afinal sois eficientes qdo quereis?

Nelson disse...

"Afinal sois eficientes qdo quereis?"
Uma interessante constatação Heyden.
Quando não querem ser eficientes em casos que envolvem "peixe graúdo" alegam falta de meios e toda sorte de desculpa esfarapada.

Muna disse...

Visto.

Concordo

Zicomo

Reflectindo disse...

Boa constatação Heyden.

Muna, não sei o que concorda e com quem?

Pessoalmente achei estranho a exibição de trabalho até vir à imprensa, a) supondo que é qualquer instância da segurança moçambicana deve ter sido bem informada; b) porque a pirataria faz parte do problema do país.

Assim que gritaram os piratas fugiram ou estão em alerta.

Muna disse...

Concordo com o Heyden, apenas nesta frase: "Afinal sois eficientes qdo quereis?"

Zicomo

Reflectindo disse...

Está bem Muna. Como sabes, eu gosto de ficar muito claro para evitar más interpretacões.

Os nossos agentes sempre foram eficazes em coisas que não nos levam a nada. Lembram-se do caso de quatro estrangeiros detidos na barragem de Cahora Bassa, alegadamente porque estavam a tentar sabotar a estrutura?

Muna disse...

Sobre este assunto (Cahora Bassa)nada mais se disse. Coisas da política.

Zicomo