quarta-feira, setembro 21, 2011

Estados Unidos querem aumentar ajuda financeira ao país

A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) anunciou que governo norte-americano quer aumentar a ajuda financeira a Moçambique, um apoio que deverá destinar-se à agricultura, segurança alimentar e construção de infraestruturas.
As intenções do governo americano foram anunciadas na terça-feira pelo administrador da USAID, Rajiv Shah, após uma audiência com o Presidente da República de Moçambique, Armando Guebuza, que se encontra em Nova Iorque para participar na Assembleia-Geral da ONU.
"Atualmente, os EUA investem cerca de 400 milhões de dólares, por ano, para ajudar o povo de Moçambique", disse Shah.
"Estamos a discutir a expansão da nossa assistência, aumentando os montantes concedidos, se conseguirmos obter os resultados que se esperam com a nossa ajuda", anunciou.
Shah afirmou aos jornalistas que a conversa que manteve com o Presidente moçambicano foi uma continuação da última reunião que ambos tiveram, durante o Fórum Económico Mundial sobre África, que teve lugar na Cidade do Cabo, África do Sul.
"Nessa altura, o Presidente Guebuza deu indicações de que queria trabalhar estreitamente com a USAID e com os EUA nas áreas de segurança alimentar e combate à fome, bem como estudar em conjunto o estabelecimento de uma parceria com o programa 'Alimentar o Futuro' do Presidente Obama", disse Shah.
De acordo com o administrador da USAID, o apoio dos EUA será direcionado para a agricultura, segurança alimentar e construção de infraestruturas que permitam a Moçambique melhorar a sua economia agrícola e desempenho económico global.
EMYP

Lusa/fim

Fonte: Notícias Sapo - 21.09.2011

5 comentários:

Muna disse...

Vao aumentar eles na falencia? Como?

Zicomo

Reflectindo disse...

Muna, aqui estou a espera que ELES (anti-americanos ou anti-ocidentais) neguem este aumento. Refiro-me DAQUELES que pensam que SÓ o Ocidente é que tem interesses

Mas a tua pergunta é muito interessante para um debate sério. Os EUA estarão realmente a aumentar ajuda a Mocambique ou investimento do país (EUA)? Não estão a fazer o mesmo jogo que a China?

Muna disse...

Não há almoços grátis

Em política não há caridade.

Zicomo

Abdul Karim disse...

Yes Sir.

Anónimo disse...

Os USA tem de agarrar e manter o acordo militar.
É barato gastar o equivalente a 3 horas/ano -no IRAQUE- oferecendo aos pobres moçambicanos.
Bem visto pelos conselheiros de OBAMA!Há que contrabalançar com a India/China/Brasil!
A prpósito, quanto é que esses Países ajudaram as pequenas empresas?ZERO!
Os USA já deram mais de 600 milhões através do Millenium Challenge!
Agora se a Frelimo rouba, isso já tem os dias contados!