quarta-feira, setembro 07, 2011

IRMAO DE MBEKI APELA A OPOSICAO PARA ABANDONAR ‘AGENDA OBSCURA’

JOANESBURGO, 06 SET (AIM) – O analista sul-africano, Moeletsi Mbeki, irmão do antigo Presidente da África do Sul, Thabo Mbeki, apelou, hoje, a Aliança Democrática (DA), o principal partido da oposição, para abandonar a sua agenda obscura e engajar-se no debate sobre a vida política no país.
Mbeki fez o apelo à margem duma conferência alusiva ao crescente apoio da DA nas eleições municipais e melhorias de serviços em áreas onde governa.
O apoio da DA elevou-se de 17 por cento nas eleições locais de 2006 para 24 por cento nas autarquias deste ano.
O partido descreveu o seu desempenho de positivo e expressou-se optimista em governar mais regiões a partir das eleições gerais de 2014.
Mbeki afirmou que a DA precisa de se engajar num debate dirigido pela Liga da Juventude do Congresso Nacional Africano (ANCYL) sobre a liberdade económica, desafinando-a depois a abandonar a sua agenda obscura.
Na sua intervenção, ele enumerou razões do fraco crescimento económico, precisando que o Congresso Nacional Africano tem vindo a obstruir o empresariado.
Ilustrou que o Black Economic Empowerment (BEE), uma iniciativa que visa uma maior participação de negros na economia do país, fracassou, por beneficiar um punhado de indivíduos.
Explicou que o BEE não passa mais de um roubo do sector privado ou ainda um suborno a políticos no país.
Alertou que a estrutura social, na qual os dirigentes políticos não têm poder económico, constitui ameaça para o país.
Mbeki vincou que uma vez que os dirigentes não controlam a economia, situação que dá espaço para a vulnerabilidade da tomada de bens, como a nacionalização.
Ele considerou de grande problema o facto das corporações estarem a abandonar a África do Sul, frisando, contudo, que a fuga de capital está a ser uma séria ameaça do que a propalada pela liga juvenil.
Mbeki desafiou a DA a clarificar a sua agenda, devendo combater a fuga de capital, sobretudo para as grandes corporações.
Criticou o Executivo do Presidente Jacob Zuma por permitir algumas corporações, como a seguradora “Old Mutual” e mineira “Anglo American” de se alistarem na bolsa de valores de Londres, Grã-Bretanha.
Convidou ao partido da jornalista Helen Zille a envolver-se na construção da economia e lutar para que o capital não abandone a África do Sul.

(AIM)

BUSINESSDAY/JD

Fonte: AIM - 06.09.2011

Sem comentários: